Divulgado resultado final do Festival Universitário da Canção 2021

Foi divulgado na tarde de hoje, 28, o resultado final do Festival Universitário da Canção (FUC), concurso tradicional em Mato Grosso do Sul, realizado desde 1987. A divulgação foi transmitida ao vivo pelo Canal da TV UFMS.

O anúncio foi feito pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, e pelo diretor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), Gustavo Penha, que destacaram o alto nível dos materiais e o sucesso do Festival.

O pró-reitor salientou o quanto as pessoas estiveram envolvidas no FUC. “Foram mais de 50 mil visualizações de vídeos, uma vitrine para a arte sul-mato-grossense”, disse Marcelo Fernandes. Ele agradeceu ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, e a TV Morena, que foram apoiadores do evento, e também parabenizou todos os participantes. “Agradeço a todos os músicos que se esforçaram e fizeram história na UFMS, na cultura sul-mato-grossense”.

Para o diretor da Faalc, o processo de seleção foi difícil. “O nível dos trabalhos foi muito alto. A escolha foi de muito detalhe, muita discussão e muito complexa. Ficamos felizes com a pluralidade e a diversidade de estilos”, disse Gustavo Penha, que esteve à frente da seleção dos trabalhos.

Durante a divulgação, o pró-reitor leu a mensagem encaminhada pelo secretário adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, que não pode estar presente. “A retomada do Festival traz novos ares, incentivo e inspiração para todos os jovens e familiares que sonham em ter uma oportunidade e mostrar seus talentos para o mundo. A UFMS e todos os parceiros estão de parabéns pela iniciativa e por todo o histórico”.

A premiação foi de R$ 8 mil tanto para melhor canção popular, quanto para a melhor canção de câmara, enquanto o prêmio para cada vencedor das demais categorias foi de R$ 4 mil.

Confira os vencedores

1. Melhor canção popular: Pedro Paulo de Sousa Fattori (Canção – “Tio Sam”)
  2. Melhor canção de câmara: Pedro Campos Nuñez Pascoali (Canção – “A profundidade do nada”)
  3. Melhor intérprete: Júlio Cezar Oliveira Costa (Canção – “Presente saudade”)
  4. Compositor revelação: Lucas Mateus Silva (Canção – “Os deslimites das palavras”)
  5. Melhor poesia original (letra): Bruno Rodrigues Índio do Brasil (Canção – “O menino era rei”)
  6.  Melhor construção melódico-harmônica:  Silvio Santana de Souza (Canção – “Violeta”).

Texto: Christiane Reis