Hoje (17) pela manhã a Administração e os diretores das unidades se reuniram para alinhar as informações relacionadas às últimas medidas tomadas para a proteção da comunidade universitária em relação ao Covid-19. O intuito foi repassar as diretrizes e orientações para o período estabelecidas na Portaria assinada e divulgada ontem (16). As reuniões com os diretores dos câmpus foram feitas por videoconferência.
Em reunião ao ar livre, no pátio da Reitoria, o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo, presidente do Comitê Operativo de Emergência (COE/UFMS), conversaram com os diretores das unidades e pró-reitores sobre a substituição das aulas e atividades presenciais por estudos dirigidos com o uso de ferramentas de Educação a Distância (EaD) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); a suspensão do deslocamento de servidores, de todos os eventos, reuniões presenciais de colegiados e conselhos, e dos atendimentos à comunidade externa; e também sobre a modalidade de teletrabalho, prevista para maiores de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas, e nos demais casos a critério da unidade.
“As medidas tomadas ontem pela Administração são bastante salutares porque atendem também ao ensejo da comunidade, dos alunos, professores e técnicos, para que houvesse a substituição das atividades presenciais. Essas reuniões são de grande valia para que possamos disseminar de forma harmoniosa, cautelosa e criteriosa as medidas que estão sendo tomadas para amenizar as tensões e também dirimir dúvidas que são normais num processo como esse que estamos vivendo”, disse o diretor da Escola de Administração Escola de Administração e Negócios (Esan), José Carlos de Jesus Lopes.
Para a diretora da Faculdade de Direito (Fadir), Ynes da Silva Félix, as reuniões oportunizam o compartilhamento de informações. “O repasse de informações nos dá mais tranquilidade, o esclarecimento das dúvidas é muito importante. A nova portaria nos dá orientações sobre como desenvolver as atividades a distância e também orienta em como proceder com relação aos servidores. O momento é de espírito solidário, momento fraterno. É uma situação mundial que vamos passar, com a colaboração de todos”, afirmou.
“Nós vivemos um momento único e temos de tomar decisões rápidas e planejadas, então o comitê foi uma ação da administração para que pudéssemos trabalhar da melhor maneira possível. A ideia é que tenhamos reuniões diárias, como temos tido desde sua criação e que a partir de agora seja também online para evitarmos a aglomeração de pessoas. Vamos tomando as decisões de forma coletiva e conforme os novos fatos, vamos também repassando aos diretores das unidades para que repassem aos coordenadores e assim por diante. É importante também que todos se mantenham atualizados acessando o portal onde todas as informações estão sendo divulgadas www.ufms.br/coronavirus/”, ressaltou o diretor do Instituto de Biociências (Inbio), Albert Schiaveto de Souza, também membro do COE/UFMS.
No início da manhã, às 7h30, o COE/UFMS tem se reunido diariamente para tratar de avaliação do cenário e da recomendação de medidas para a Universidade. Todas as dúvidas e desafios são discutidos e decididos coletivamente, com a posição técnica dos especialistas que foram o Comitê.
Texto e fotos: Ariane Comineti