Uma série de atividades serão realizadas de 13 a 30 de outubro na Cidade Universitária, com o intuito de promover a inclusão e o respeito à pessoa com deficiência na UFMS. Gratuitas e abertas a toda a comunidade, as ações fazem parte da campanha Eu Respeito, que em outubro tem como tema A pessoa. Não há necessidade de inscrição prévia.
“O objetivo principal é comunicar e garantir o compromisso da UFMS com a efetiva inclusão dos estudantes com deficiência ou com outras necessidades específicas, fomentar a conscientização e o respeito às pessoas com deficiência, incentivar atitudes inclusivas e empáticas entre a comunidade acadêmica da Universidade, além de fortalecer a visibilidade da Secretaria de Acessibilidade, Desenvolvimento Inclusivo e Suporte Estudantil (Sedise), da Diretoria de Inclusão e Desenvolvimento Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), e suas ações, reforçando seu papel na promoção da acessibilidade e inclusão na UFMS”, explica a secretária Mirella Villa Tucunduva.
Conforme a servidora, a atuação da Proaes junto aos estudantes com deficiência sempre teve o enfoque voltado ao tripé acadêmico-universidade-família. “Não bastam apenas políticas para o ingresso dos estudantes, é preciso suporte para que a permanência e o sucesso nos estudos sejam consolidados. Ao nosso ver, ações como essa campanha aumentam a conscientização acerca deste tema tão importante, que é a inclusão”, destaca.
Programação
As ações são atividades participativas promovidas pela Proaes e pela Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids).
No dia 13, às 9h, o auditório do Instituto de Biociências sedia a apresentação do projeto Tenho um colega com deficiência, e agora?. A ação será ministrada pela equipe da Sedise.
O Corredor Central será o local de uma exposição das tecnologias assistivas no dia 28 de outubro, das 8h às 11h. “Será uma exposição de equipamentos educacionais assistivos disponíveis para uso na Sedise. São diversos jogos didáticos, impressora em braile, regletes, entre outros. Os visitantes poderão experimentar o uso desses equipamentos e membros da nossa equipe irão explicar a utilidade de cada um”, informa a secretária.
No dia 28, a partir das 18h30, será realizada a palestra Altas Habilidade/Superdotação – Identificação e Atendimento. Ministrada pela professora Célia Mirian da Silva Nogueira, a ação será on-line, neste link.
No dia 29, haverá uma roda de conversa na Proaes, localizada no Corredor Central, a partir das 14h e, por fim, no dia 30 de outubro, será realizado o Café com conversa: Diálogos com estudantes apoiadores, estudantes apoiados e demais estudantes, na sala 7 do Complexo EaD e Escola de Extensão, situado no setor 2. A apresentação será da professora da Faculdade de Ciências Humanas Alexandra Ayach Anache e dos estudantes de Psicologia Stella Vargas e Gabriel Toshio.
Texto: Ariane Comineti
