Ação recruta residentes e estudantes da área da saúde para atuar contra o coronavírus

O país e o mundo estão num momento de emergência em saúde pública, por conta da pandemia do coronavírus. Para auxiliar as unidades de saúde no enfrentamento da doença, o Ministério da Saúde lançou a ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”.

A ideia é convocar residentes e estudantes da área da saúde para ampliar a cobertura na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS. A adesão à ação estratégica será formalizada eletronicamente e os gestores locais indicarão as unidades que deverão receber os inscritos, conforme necessidade.

Na UFMS, essa atuação vale para os profissionais que estão cursando Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde e estudantes dos cursos de Medicina no quinto e sexto anos; e de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, em fase de estágio curricular obrigatório. O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) já estava treinando e paramentando adequadamente os profissionais e estagiários para lidar com a pandemia.

Os residentes inscritos ganharão uma bonificação pelo auxílio e os estudantes ganharão bolsa e 10% de pontuação nas seleções públicas para Programas de Residências em Saúde promovidos pelo Ministério da Saúde. “Haverá compensação de pontos em provas de residência, apoio para atividades posteriores e bolsas custeadas pelo Ministério da Saúde”, reforça Marcelo Vilela, diretor da Faculdade de Medicina (Famed).

Segundo a professora Camila Polisel, da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu/UFMS), a comissão avalia a participação dos residentes como de extrema importância para a ampliação da força de trabalho no enfrentamento da doença. “Entendemos, ainda, que o envolvimento dos residentes no enfrentamento direto à pandemia trará um melhor entendimento de todos os envolvidos, profissionais de saúde, gestores e população, acerca das reais contribuições dos residentes para os serviços de saúde do SUS”, afirma.

Os estudantes que não se encaixam no estágio obrigatório, mas que desejarem contribuir no enfrentamento à covid-19 podem ajudar como voluntários e receberão certificado de participação no esforço de contenção da pandemia com a respectiva carga horária.

Confira abaixo as portarias que estabelecem normas e procedimentos para participação dos residentes e estudantes da UFMS na ação estratégica:

Download (PDF, 224KB)

Texto: Leticia Bueno