Ação de cidadania oferece cortes de cabelo gratuitos na UFMS de Campo Grande

Nos dias 11, 12, 17 e 18 de novembro, toda a comunidade universitária da UFMS poderá participar de uma ação de cidadania promovida pelos alunos do curso de Barbearia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Campo Grande. A atividade será realizada nos corredores da Cidade Universitária, das 19h às 20h, e oferecerá cortes de cabelos gratuitos a estudantes, visitantes e servidores da Instituição.

A iniciativa é promovida pelas pró-reitorias de Cidadania e Sustentabilidade (Procids) e de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), com coordenação da gerente do Núcleo Pedagógico Senac Hub, Christiane Bernardi. Todos os atendimentos serão realizados por alunos do curso, acompanhados por instrutores e seguindo todos os protocolos de higiene e segurança.

De acordo com a pró-reitora da Procids, Vivina Sol, a ação nasceu de uma parceria entre as instituições e tem como foco o compromisso social. “Essa iniciativa reforça a importância de ações colaborativas e de impacto social, promovendo integração, cidadania e responsabilidade social entre as instituições. Para a UFMS, é uma oportunidade de ampliar sua atuação social, fortalecer vínculos com a comunidade e promover a inclusão social”, afirma.

A pró-reitora destaca ainda que essa é a primeira ação desse tipo realizada em parceria com o Senac. “A expectativa é promover uma ação de cidadania e responsabilidade social, fortalecendo os laços entre as instituições e beneficiando a comunidade acadêmica com um serviço gratuito e de qualidade”, acrescenta.

De acordo com a gerente do Núcleo Pedagógico do Senac Hub Academy, Christiane Sarate, a ação integra o movimento Novembro Azul como atividade prática supervisionada do curso de Barbearia, sob orientação do docente Celso Amarilha. “A UFMS foi escolhida por seu amplo fluxo de estudantes e visitantes, ampliando o alcance da campanha de conscientização sobre a saúde masculina”, destaca.

A diretora de Educação Profissional do Senac MS, Gilka Trevisan, também reforça a importância da parceria. “A UFMS é um ambiente pulsante, onde a circulação de informações tem força e velocidade. Estar aqui durante o Novembro Azul amplia o alcance da mensagem sobre a importância do cuidado com a saúde do homem, especialmente entre um público que leva essa conversa para casa, para os amigos e para o trabalho. Ao abrir esse espaço para acolher a comunidade com serviços gratuitos, unimos prática, cuidado e diálogo, e ajudamos a manter a saúde masculina no centro da conversa”, explica.

A ação ocorrerá nos dias 11 e 12, no Corredor Central, e nos dias 17 e 18, na Escola de Administração e Negócios, na Cidade Universitária. Não é necessário realizar inscrições ou agendamento prévio, o atendimento será feito por ordem de chegada, durante o horário previsto.

Texto: Douglas Rebelato, estagiário da Agência de Comunicação Social e Científica