Acadêmicos de Direito do CPAN participam de evento da Universidade de Harvard

Os acadêmicos do 4º Semestre do Curso de Direito/CPAN – Eros Frederico da Silva, Laura Botelho e Ilma de Oliveira – foram aceitos para participar do Harvard National Model United Nations Latin America,  evento promovido pela Universidade de Harvard/EUA.

Este ano o evento será realizado na América Latina, na cidade de Lima, no Peru, entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2018.

A Simulação das Nações Unidas (ModelUN ou MUN) é uma simulação educacional ou acadêmica em que estudantes aprendem sobre diplomacia, relações internacionais e organizações transnacionais na prática e por meio de discussões em equipes. Estima-se que existam cerca de 400 simulações por ano ao redor do mundo – e diversas universidades e escolas adotaram o modelo como uma atividade extracurricular alternativa ao aprendizado tradicional.

Um destes modelos é a Harvard National Model United Nations (HNMUN) – a maior, mais antiga e mais prestigiada conferência do tipo. Fundada em 1955 – apenas uma década depois da criação das Nações Unidas – a conferência é organizada anualmente por alunos do Harvard College e podem participar estudantes de qualquer universidade ao redor do mundo.

Desde 2012, uma edição “América Latina” do evento passou a ser organizada. Edições anteriores aconteceram em Buenos Aires, Brasília, Natal e Cidade do México e, em 2018, o evento acontecerá em Lima, no Peru.

A maior parte da programação da Simulação das Nações Unidas será conduzida em inglês – incluindo seis dos oito comitês. Assim, a Harvard Model UN é uma boa oportunidade para que os participantes pratiquem e melhorem suas habilidades no idioma. Excepcionalmente este ano, serão realizados dois comitês em espanhol: Cumbre Global de Ciudades e La Revolución Cubana.

No total, serão mais de 3 mil estudantes e professores reunidos, em uma oportunidade única de experimentar os desafios da negociação internacional e da diplomacia.

“Nós submetemos nosso processo de aplicação individual e como delegação, ambas as aplicações foram aceitas pela Universidade de Harvard. Estaremos indo como uma delegação de três acadêmicos, representando a UFMS”, explica o acadêmico Eros Frederico da Silva.

“Realmente ficamos bastante felizes em sermos aceitos, pois é um evento de renome internacional, que nos colocará de forma plena a representar nosso estado e principalmente a UFMS, completa.

Os alunos agora fazem campanha para arrecadar recursos para irem ao evento (https://www.kickante.com.br/campanhas/estudantes-da-ufms-em-evento-de-harvard ).