O Sebrae premiou na noite desta segunda-feira (17) os vencedores da etapa estadual do Desafio Universitário Empreendedor, em evento marcado também pelo lançamento da Semana Global de Empreendedorismo no MS e a posse da nova diretoria da AJE/MS (Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Mato Grosso do Sul), que passa a ter como presidente Diego Antônio da Silva.
Para o diretor técnico do Sebrae no MS, Tito Estanqueiro, os alunos que obtiveram melhor desempenho na competição são peças-chave para disseminar aos colegas a cultura do empreendedorismo e o conhecimento nas disciplinas aplicadas. “É uma ferramenta fantástica, que estimula o universitário que pensa em empreender no futuro, pois agrega valor ao dia a dia ao simular a tomada de decisões como se fosse uma empresa de verdade”, afirma.
Os acadêmicos que se destacaram nas primeiras posições neste ano foram, respectivamente, Suzana Kely de Oliveira Menezes, da Estácio de Sá de Campo Grande; Fernando Rodrigues Teodoro dos Santos, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Três Lagoas; e Lidiane Helena Oliveira de Almeira, também da UFMS, mas do Campus Aquidauana. Patricia Colin de Souza, da Estácio da Capital, que havia sido segunda colocada no ano passado, ficou com o primeiro lugar do Ranking, ou seja, com mais pontos desde a edição anterior do Desafio até agora.
“Foram muitos desafios: cursos, palestras, games. É algo que vou levar para o resto da vida; aprendizado e prática que somarão bastante”, afirma a primeira colocada Suzana. Já Patrícia tem a certeza do que fará ao fim da jornada acadêmica. “O objetivo é desenvolver habilidades para abrir a minha empresa com segurança”. E evoluir também é o objetivo de Fernando. “O essencial foi trabalhar características de um empreendedor e não desistir dos desafios”.
Eles, juntamente com os professores Fabrício Bazé, da Estácio de Sá, e Naira Denise Kalb, da UFMS de Aquidauna, indicados pelos vencedores; e Eduardo Guzman (UFMS de Corumbá), com mais indicações de alunos no total, ganharam troféu e smartphone. “Sempre estimulei a participação dos alunos pela possibilidade de associar o conhecimento da sala de aula com as atividades do Desafio. Fica a sensação de dever cumprido”, garante Fabrício.
A UFMS foi a instituição de ensino que mais teve alunos inscritos e recebeu troféu pelas mãos do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jeovan de Carvalho Figueiredo. A festa de premiação se encerrou com a apresentação da Cia. Barbixas de Humor, conhecida nacionalmente por seus shows de improviso.
Etapa nacional e o jogo
Agora, os quatro campeões do MS (1º, 2º e 3º lugares mais a acadêmica com mais pontos no acumulado) participam da etapa final deste ciclo (2013-2014), que acontece de 28 de novembro a 03 de dezembro em Brasília. Lá, 81 universitários serão divididos em 27 grupos com os vencedores de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal.
No Brasil, desde que o novo modelo de competição entrou em vigor, substituindo o antigo Desafio Sebrae, mais de 38 mil acadêmicos estão inscritos, 885 deles do Mato Grosso do Sul.
A plataforma de Desafio Sebrae Universitário Empreendedor conta com jogos empresariais, capacitações presenciais e a distância oferecidas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, papos de negócios e disciplinas de empreendedorismo ministradas nas universidades.
Os games trazem temas de gestão empresarial ao público universitário. Os estudantes podem se cadastrar gratuitamente através do site www.desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br, desde que declarem estar matriculados regularmente em qualquer curso de graduação de instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação.
Fonte: A Crítica
