Na noite desta segunda-feira, 20, foi realizada a cerimônia de abertura do maior evento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, o Integra UFMS 2025. A solenidade reuniu servidores, estudantes, colaboradores, alunos e professores da Educação Básica participantes da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), além de representantes de instituições parceiras no Teatro Glauce Rocha, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.
O vice-reitor Albert Schiaveto compartilhou sua alegria em receber a todos e destacou a relevância do evento para o Estado, com mais de 400 trabalhos na Fetec MS, cerca de 2 mil trabalhos enviados para as sessões técnicas e mais de 80 atividades na programação científica do Integra UFMS 2025, além da realização da primeira Feira das Profissões UFMS. “Este é o maior evento científico, tecnológico, de inovação e de empreendedorismo de Mato Grosso do Sul e a UFMS se orgulha muito de sediar esse importante evento em nosso Estado, que tem repercussão por todo o nosso país. Quero agradecer imensamente a cada um de vocês e não canso de repetir: a presença de cada um de vocês, sintam-se em casa”, discursou.
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla, compartilhou uma mensagem especial para os alunos da Educação Básica presentes na cerimônia de abertura. “É um grande momento. Vocês são o nosso futuro, são as pessoas que vão produzir as nossas vacinas, que vão nos tratar nos hospitais, […] que vão tocar adiante a nossa Universidade, o nosso Mato Grosso do Sul e o nosso Brasil. Então, é uma grande honra. […] Realmente queremos que vocês curtam, mostrem que aprenderam, aprendam com os colegas, tenham essa troca e que estejam sempre aqui conosco na UFMS”, afirmou.
“Para chegar neste momento, foram muitos e muitos dias de trabalho, noites de trabalho e uma equipe gigantesca envolvida. […] Aproveitem, é uma semana recheada de coisas, as sessões com os trabalhos que serão avaliados, temos várias palestras e oficinas, temos também, de modo inédito neste ano, a Feira das Profissões. Foi pensada por conta de vocês, então temos esse espaço novo no estacionamento do Moreninho, onde nós preparamos a apresentação dos nossos cursos, os nossos métodos de ingresso, onde vocês possam tirar as dúvidas e futuramente ser a UFMS”, contou o diretor de Extensão da Proece, Filipe Quevedo.
O professor do Instituto de Química e coordenador da Fetec MS, Ivo Leite Filho, celebrou a 15ª edição, com destaque para a ciência e para a educação em Mato Grosso do Sul. “Há 15 anos, quando a gente começou a ideia da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências, nós tínhamos 98 trabalhos. […] Acho que a gente chegou à maturidade, são 15 anos e hoje eu conto a história, não sei o nome da professora por sinal, mas ela me disse: ‘professor, há 11 anos, eu estava aqui como aluna e hoje sou professora’. Vocês querem presente maior do que esse? […] É um agradecimento, sou filho dessa Instituição, me formei em 1998, tenho muito orgulho de ser formado e ser professor desta Instituição”, festejou.
O diretor científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS), Nalvo Franco Júnior, cumprimentou os alunos e professores finalistas da Fetec MS, que nesta semana apresentam seus trabalhos em uma das maiores feiras científicas do Centro-Oeste e do Brasil. “Vocês estão em um momento muito especial, de poder mostrar o trabalho de cientista. Vocês são nossos cientistas do futuro. […] A Fundect se sente muito honrada em poder apoiar financeiramente todo o projeto do Integra e da Fetec, ela já faz isso há algum tempo, mas desde 2022 que a Fundect, além de apoiar, ela participa da Fetec MS com os projetos do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (Pictec)”, disse.
A cientista planetária e pesquisadora brasileira da Nasa Rosaly Lopes ministrou a palestra de abertura do evento, intitulada Do Brasil à Nasa: Missões Galileo e Cassini. “Eu acho muito importante vir e divulgar ciências, principalmente aquelas que talvez eles não conheçam, e mostrar que há uma brasileira trabalhando no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. O que os jovens podem aprender hoje é muito valioso. Eles vão aprender sobre Júpiter, Saturno, suas luas, o vulcanismo no sistema solar, mas, principalmente, vão entender como é realizar uma missão espacial e trabalhar em uma missão desse tipo. É fundamental mostrar para eles que podem ser futuros cientistas em qualquer área que escolherem”, declarou.
A astrônoma, geóloga e vulcanóloga tem mais de três décadas de atuação na área, com participação em três missões especiais, as quais renderam um recorde no Guiness Book em 2006 como a pessoa que descobriu o maior número de vulcões ativos do Universo.
O aluno Leonardo Eleutério, 13 anos, acompanhou a palestra e revelou que a experiência foi fascinante. “Foi muito bom, deu pra entender muita coisa. Descobri várias coisas interessantes sobre os planetas e isso vai ficar marcado na minha vida”, contou.
A programação incluiu ainda a apresentação musical da banda Filhos Fortes, composta por estudantes da Universidade, e uma dinâmica interativa baseada no programa Show do Milhão, que proporcionou momentos de descontração e permitiu que crianças e adolescentes testassem seus conhecimentos de forma divertida.
Integra UFMS 2025
A programação científica do evento segue até sexta-feira, 24, com palestras, minicursos, oficinas, rodas de conversa e visita a laboratórios, além das sessões temáticas para apresentação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes, servidores e egressos da Universidade.
O evento ainda inclui a realização da Feira das Profissões UFMS 2025, no estacionamento do Ginásio Moreninho, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h; a comercialização de produtos de agricultura familiar e de economia criativa no Mercado Escola da UFMS, das 8h às 16h; e a cobertura jornalística educomunicativa realizada pelo projeto de extensão Prática Educomunicativa: Repórter Júnior 2025.
O encerramento terá a premiação dos melhores trabalhos indicados por área de conhecimento. A solenidade será na sexta-feira, 24, às 9h, no Teatro Glauce Rocha, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMS. Os trabalhos indicados ao prêmio estão listados aqui.
Mais informações estão disponíveis em integra.ufms.br.
Texto: Lúcia Santos
Fotos: Heloísa Garcia e Thalia Zortéa












