Abertas oportunidades para transferência externa, refugiados e portadores de diploma

Estudantes de outras instituições, estrangeiros e graduados que queiram estudar na UFMS têm até 20 de dezembro para inscrição. As oportunidades são em cursos de diversas áreas do conhecimento, distribuídos em todos os câmpus da Universidade. O ingresso será no primeiro semestre de 2022.

O edital com todas as informações sobre o processo seletivo pode ser acessado no site ingresso.ufms.br, onde os interessados poderão também realizar a inscrição, que é gratuita. Após o preenchimento da inscrição, a liberação do acesso à Área do Candidato será confirmada por meio de e-mail enviado para o endereço informado no cadastro.

O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Anderson Araujo, ressaltou que a UFMS tem um compromisso com a sociedade. “Queremos devolver a ela o maior número possível de profissionais bem formados, queremos que todas as nossas vagas disponíveis estejam ocupadas, dessa forma é importante a Instituição disponibilizar e preencher as vagas por meio desses processos seletivos”, apontou.

O professor destacou que a seleção não tem taxa de inscrição, nem é realizada por meio de prova e como dica, reforçou que os candidatos leiam todo o edital com atenção. “Atentem-se aos documentos que devem ser anexados e datas definidas para todo o processo. É uma ótima oportunidade para todos os que têm interesse em estudar na UFMS, que é uma universidade de ponta, com uma excelente estrutura, com professores muito capacitados e pesquisas e ações em diversas áreas”, disse.

 

Seleção

A ocupação das vagas será realizada, primeiramente, entre os candidatos inscritos para ingresso por transferência de outras instituições de ensino superior, em seguida, caso restem vagas, o preenchimento será entre os estrangeiros portadores de visto de refugiado, humanitário ou de reunião familiar que se candidataram ao processo e, restando ainda vagas, serão preenchidas por candidatos que já possuem diploma de graduação e que queiram realizar uma outra graduação na Universidade.

A seleção será feita com base nas informações e documentos anexados na inscrição. Para o ingresso por transferência de outra instituição, a classificação será feita conforme a carga horária e a média obtida nas disciplinas cursadas com aprovação, além da maior idade. A seleção para estrangeiros levará em conta a maior nota obtida no Enem e também a faixa etária. E a classificação dos portadores de diploma também será por meio da carga horária e média obtida nas disciplinas cursadas com aprovação na graduação concluída, além da idade.

A previsão de divulgação do resultado preliminar é 10 de janeiro de 2022. O resultado final e a convocação para matrícula estão previstos para 21 de janeiro e a matrícula para os dias 26 a 28 de janeiro. O início das aulas do primeiro semestre de 2022 está previsto para 7 de março.

A publicação e a divulgação de todos os editais e demais atos referentes à seleção deverão ser acompanhadas pelos candidatos no portal de ingresso da UFMS.

 

 

Texto: Ariane Comineti