Abertas novas inscrições em seleção unificada para mestrados e doutorados

A UFMS vai realizar seleção para vagas em programas de pós-graduação (PPGs). As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico posgraduacao.ufms.br, no link Inscrições, entre 28 de abril e 23 de maio.

É necessário preencher o formulário de inscrição e pagar a taxa no valor de R$ 120,00. O candidato deve também atentar para as exigências do programa de pós-graduação escolhido (disponíveis no edital abaixo) e indicar a modalidade de concorrência da vaga. Há vagas para ampla concorrência e ações afirmativas, além do programa Qualifica. Após anexar os documentos, é preciso clicar em Finalizar Inscrição.

São exigidos obrigatoriamente: documento oficial de identidade para candidatos brasileiros ou passaporte, registro nacional migratório ou registro nacional de estrangeiro para candidatos de outras nacionalidades; ficha de pontuação do currículo Lattes e pré-projeto (se for exigido pelo PPG escolhido).

Há vagas para os seguintes programas oferecidos na Cidade Universitária: Administração, Antropologia Social, Biologia Animal, Biologia Vegetal, Biotecnologia, Ciência Animal, Ciência da Computação, Ciência dos Materiais, Ciências Contábeis, Ciências do Movimento, Ciências Farmacêuticas, Ciências Veterinárias, Computação Aplicada, Comunicação, Direito, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Ecologia e Conservação, Educação, Educação Matemática, Eficiência Energética e Sustentabilidade, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Ensino de Ciências, Estudos de Linguagens, Psicologia, Química, Recursos Naturais, Saúde da Família, Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste e Tecnologias Ambientais.

No Câmpus de Aquidauana há vagas nos PPGs em: Estudos Culturais e Geografia. No Câmpus Pantanal há vagas para o PPGs em Estudos Fronteiriços e Educação. No Câmpus de Chapadão do Sul há vagas para o PPG em Agronomia. No Câmpus de Três Lagoas há vagas para os PPGs em Educação, Enfermagem, Geografia e Letras.

São 345 vagas para ampla concorrência e 81 para ações afirmativas. Para o programa Qualifica UFMS são 64 vagas, para o Qualifica IFMS são 36 e para o TJMS são sete. O programa Qualifica tem como objetivo promover a qualificação dos servidores e apoiar a formação e potencialização do capital humano da UFMS e dos parceiros estratégicos, neste caso o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

A prova de línguas – inglês ou espanhol para candidatos brasileiros e português para candidatos estrangeiros – será realizada em 6 de junho, no formato remoto no ambiente virtual AVA da UFMS pela equipe do Programa Institucional de Extensão Projele-UFMS.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital. No Anexo I, consta a relação dos PPGs, com os respectivos portais e e-mails.

Download (PDF, 7.47MB)

 

Texto: Vanessa Amin