Abertas inscrições para Programa Vale Universidade

Estão abertas até o dia 2 de março as inscrições para o processo seletivo do Programa Vale Universidade do Governo de Mato Grosso do Sul. Ao todo serão ofertadas 550 vagas: 400 no Vale Universidade e 150 no Vale Universidade Indígena.

Por meio do programa os alunos de instituições públicas recebem uma bolsa mensal como incentivo para continuar estudando, já para os alunos de instituições privadas que são conveniadas ao programa, o incentivo chega a 90%. O Governo do Estado paga diretamente à universidade ou faculdade até 70% do valor da mensalidade e a instituição oferece uma dedução de 20%.

A secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, explicou que o programa também oferece a oportunidade de dar experiência prática ao bolsista. “É um programa que eleva a qualidade do ensino dentro do nosso Estado. Dá oportunidade para o acadêmico não só ter contato com a teoria, mas a oportunidade de colocá-lo em contato com a prática que vai deixá-lo em evidência, em um local privilegiado, quando ele estiver no mercado de trabalho”, disse. Ainda segundo ela, neste ano o programa terá mais um processo seletivo, no meio do ano.

Em caso de seleção, o acadêmico deve realizar estágio com carga horária de 20 horas semanais, em jornadas de quatro horas diárias no período matutino ou vespertino, compatíveis com o horário escolar, nas instituições indicadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

Inscrições podem ser feitas pelo site Sedhast de 15 de fevereiro a 2 de março.

Entre os requisitos para inscrição no Vale Universidade estão:

• Ter renda individual igual ou inferior a R$ 1.448,00 e renda familiar mensal não superior a R$ 2.896,00;
  • Não possuir outro curso de graduação; e
  • Ter residência fixa em Mato Grosso do Sul há mais de dois anos.

Após o período de inscrição será realizada a classificação preliminar dos candidatos. Os nomes dos pré-selecionados serão divulgados pela Sedhast, nos meios de comunicação, nas instituições de ensino superior e no Diário Oficial do Estado. Quem for pré-selecionado deve comparecer no dia, hora e local designados.

No site da Sedhast, os candidatos podem acompanhar todas as publicações sobre o processo de inscrição e seleção.

Original em: http://www.sedhast.ms.gov.br/academico-ja-pode-se-inscrever-no-programa-vale-universidade/