Abertas inscrições para auxílios de apoio a estudantes com deficiência e de apoio educacional em Libras

Estudantes de graduação que tenham interesse em atuar como apoiadores educacionais a estudantes com deficiência e apoiadores em Libras têm até 11 de abril para se inscreverem no portal de seleção de bolsistas da UFMS. Há oportunidades para todos os câmpus e os selecionados receberão auxílio mensal no valor de R$400.

“O apoiador irá acompanhar as atividades acadêmicas do estudante com deficiência tanto na sala de aula, como na disciplina de estágio obrigatório, por exemplo; e irá apoiar as atividades acadêmicas extraclasse, como trabalhos individuais e em grupo, participação em eventos voltados à formação e reuniões, entre outras. Também, os apoiadores deverão participar das reuniões de orientação, supervisão e avaliação do estudante com deficiência”, explicou a técnica em Assuntos Educacionais da Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas (Seaaf/Proaes), Ingrid Queiroz Oliveira de Souza.

Para participar, o interessado deve estar matriculado em um curso de graduação presencial da UFMS, preferencialmente em licenciaturas ou na graduação em Psicologia; ter sido aprovado em disciplina da área da Educação Especial, com comprovação por meio do histórico escolar; ter disponibilidade de 12 horas semanais para as atividades; não possuir pendências com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes); não estar em cumprimento de sanção disciplinar junto à Universidade, nem ter vínculo a outro programa de bolsa com remuneração, com exceção dos auxílios estudantis; e ter preenchido o Vacinômetro UFMS, com upload de comprovante vacinal com, no mínimo, esquema completo de vacinação contra Covid-19 ou atestado médico que justifique a não vacinação.

No caso da seleção para apoio a estudantes com deficiência, os candidatos deverão apresentar uma carta de intenções. Já para a seleção para apoio em Libras é preciso dominar a fluência da Língua de Sinais. A comprovação será por uma entrevista de proficiência, por videochamada.

O resultado preliminar das seleções está previsto para 12 de abril. Os resultados finais devem ser divulgados no dia 19 e o início das atividades será em 25 de abril.

O edital completo para apoio educacional a estudantes com deficiência pode ser acessado aqui e o edital para apoio em Libras, aqui. Os candidatos devem acompanhar a publicação futura dos demais editais das seleções na página da Proaes.

Texto: Ariane Comineti