Hospital Universitário recebe representantes da Rede Ebserh

Nos dias 10 e 11 de agosto, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) recebeu o corregedor-geral, Ricardo Carvalho Gomes e o ouvidor-geral da Rede Ebserh, Diego Rezende, responsáveis pela condução da ação Diálogos Correcionais, uma iniciativa de palestras e capacitações com o objetivo de fortalecer as competências de todos os servidores nas melhores práticas que envolvem conduta, disciplina, liderança e gestão no âmbito da correição.

No dia 10, as atividades contemplaram os gestores do Hospital, abordando os temas: O papel da ouvidoria no âmbito da Rede Ebserh e Liderança, Gestão e Disciplina na Rede Ebserh, após, ocorreu o encontro dos dois profissionais com a auditora e a ouvidora do Humap.

Já no dia 11 foi realizado o Workshop: Processos Apuratórios para membros de comissão de processos disciplinares ou que tenham interesse em matéria correcional e, na sequência uma palestra aberta para todos os colaboradores sobre conduta e disciplina nos hospitais universitários.

A superintendente do Humap-UFMS/Ebserh, Andrea Lindenberg deu as boas-vindas aos profissionais e frisou que a iniciativa é muito relevante para o âmbito hospitalar. “Parabenizo pela série e ressalto que a ação trará esclarecimentos importantes sobre os dois temas”.

“A Corregedoria-Geral tem por objetivo exercer as atividades relacionadas à prevenção e apuração de ilícitos disciplinares. No entanto, os diálogos objetivam desmitificar a ideia de que exerce uma função punitiva, mas sim um papel de orientação dos caminhos que devem ser percorridos para a correção”, explica o corregedor .

O ouvidor-geral também falou sobre os múltiplos atendimentos que a ouvidoria exerce. “A ouvidoria precisa ser vista como um canal de melhoria e não somente de reclamações. Ela é um meio de registrar elogios, sugestões, demandas e denúncias”, explica Diego.

Sobre a Ebserh

O Hospital de Clínicas da UFU faz parte da Rede Ebserh desde 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Texto e fotos: assessoria de comunicação do Humap-UFMS/Ebserh