Das 60 propostas inscritas no edital de seleção de pesquisadores visitantes brasileiros e estrangeiros, 30 foram aprovadas. “De 2018 até agora, já foram contratados 77 pesquisadores visitantes pela UFMS. Dos 77 já contratados, 27 são estrangeiros e os outros 50 brasileiros”, fala a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) Maria Lígia Rodrigues Macedo. Segundo a pró-reitora, a contratação dos pesquisadores aprovados deve ser feita até o fim deste mês.
Os estrangeiros contratados vieram de diversos países: Holanda, Itália, Peru, Alemanha, Cuba, Espanha, Portugal, Paquistão, França, Marrocos, Rússia, Índia, Venezuela, Colômbia e Equador. “Todos os pesquisadores contratados têm colaborado de forma significativa e expressiva no desenvolvimento científico e tecnológico da UFMS, uma vez que, além de participarem de projetos inovadores, atuam na graduação e na pós-graduação ministrando aulas. A sua contratação tem contribuído para o fortalecimento do ensino de graduação e pós-graduação stricto sensu, incentiva o fortalecimento e ampliação dos grupos e ações de pesquisa e inovação nos programas de pós-graduação, além de permitir a melhora do conceito dos PPGs na avaliação da Capes”, destaca a pró-reitora.
“Os projetos de pesquisa nos quais os visitantes encontram-se envolvidos, estão em desenvolvimento, porém, já se observa frutos por meio das diversas publicações em periódicos nacionais e internacionais de alto impacto”, ressalta.
Parceria
Segundo o diretor de Cooperação Científica e Tecnológica da Propp, Marco Antonio de Oliveira Mattos, para esse edital a UFMS conta, ainda com a parceria da Fundação de Apoio ao Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS). “A parceria com iniciou em 2022 e viabiliza o pagamento de auxílio financeiro, no valor de R$ 20 mil, aos supervisores, servidores da UFMS, indicados pelos pesquisadores visitantes no processo seletivo, a fim de fomentar a execução de projetos de pesquisa em áreas estratégicas, fortalecendo e consolidando a pesquisa científica, tecnológica, empreendedora e inovadora na UFMS e no estado”, destaca Marco.
“Atrair pesquisadores visitantes para MS, por meio desta parceria entre UFMS e Fundect-MS, é fundamental para fortalecer o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Esta ação tem o potencial de elevar os resultados da nossa ciência, bem como agregar maior produtividade e melhorar nossos indicadores. Trata-se de um grande ganho tanto para comunidade acadêmica quanto para o próprio desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, fala o diretor-presidente da Fundação Márcio de Araújo Pereira.
Expectativas
Entre os pesquisadores visitantes selecionados está a bióloga Ana Paula de Araújo Boleti. Ela é formada em Ciências Biológicas pela UFMS, com mestrado e doutorado em Biologia Funcional e Molecular na área de Bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas. “A decisão de participar do edital de pesquisador visitante foi impulsionada por motivações pessoais e profissionais. Esse tipo de oportunidade oferece a nós pesquisadores a chance de colaborar com instituições acadêmicas ou centros de pesquisa de renome nacional e internacional como a UFMS, enriquecendo nossas experiências e ampliando os nossos horizontes”, conta.
“A possibilidade de retornar a UFMS, a instituição na qual me graduei e novamente trabalhar com pesquisadores expoentes, desenvolver pesquisa e atuar na área acadêmica foi uma das principais motivações para participar do edital de pesquisador visitante”, fala Ana, que soube do edital por meio de colegas que já participaram do processo. “Essa oportunidade de pesquisador visitante terá um impacto significativo na minha carreira de professora e pesquisadora. A experiência pode trazer uma série de benefícios que contribuirá para o meu crescimento profissional e aprimoramento das minhas habilidades”, destaca.
Ana falou sobre as expectativas em relação ao trabalho na UFMS. “Ao colaborar com pesquisadores de renome e ter essa oportunidade de me envolver em um novo ambiente acadêmico, terei a chance de expandir conhecimento, de aprender e ensinar, através de parcerias, aulas, cursos, palestras e projetos de pesquisa. Além disso, estarei desenvolvendo um projeto de pesquisa na área da oncologia que só vem para agregar na minha experiência profissional. A expectativa em relação a esta oportunidade é, principalmente, poder construir relacionamentos duradouros com colegas da UFMS e outros pesquisadores visitantes. Essas conexões podem ser valiosas para futuras colaborações e intercâmbios de conhecimento”, finaliza a bióloga.
Confira
O edital com a relação completa dos pesquisadores visitantes selecionados, bem como todas as informações sobre o processo seletivo, podem ser conferidos aqui.
Texto: Vanessa Amin
