Aberta submissão de propostas para bolsas de iniciação científica e tecnológica

Professores e técnicos-administrativos interessados em disponibilizar bolsas de iniciação científica, tecnológica e inovação têm até 26 de junho para submeter proposta junto à Universidade. O processo deve ser feito no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj)

As bolsas estão distribuídas nos programas de Iniciação Científica (PIBIC), de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI) e serão financiadas pela UFMS, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). 

Segundo a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Maria Lígia Rodrigues Macedo, a participação dos estudantes de graduação no desenvolvimento de um projeto de pesquisa, além de auxiliar na compreensão dos princípios envolvidos nas descobertas científicas, permite o aprendizado de valores que vão além da metodologia científica, que são os compromissos éticos que a comunidade científica segue e que são extremamente valiosos para toda sociedade. 

O diretor de Pesquisa da Propp, Luiz Eduardo Roland Tavares, destacou que entre os objetivos dos programas de bolsas estão justamente o despertar da vocação científica e o estímulo dos jovens talentos. “Os estudantes de graduação irão participar ativamente da execução de um plano de trabalho vinculado a um projeto de pesquisa desenvolvido pelo professor orientador. Este contato entre o estudante e um pesquisador qualificado propicia o aprendizado de técnicas e métodos da pesquisa científica e o estímulo ao pensamento científico criativo e crítico”, disse. 

O professor ou técnico-administrativo que for inscrever proposta deve ter currículo na plataforma Lattes e cadastro no Open Research and Contributors Identification (ORCiD); ter título de doutor; ser coordenador ou membro de projeto de pesquisa em andamento na UFMS; não possuir pendência com a Propp e nem estar afastado ou licenciado no período de vigência da bolsa. Além de servidores,  também podem enviar propostas pesquisadores visitantes sênior, recém-doutores, visitantes voluntários ou professores voluntários com contrato vigente até o término da bolsa. 

A proposta deverá estar vinculada a apenas um dos programas de bolsas (PIBIC, PIBIC-AF ou PIBITI) e a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais acordados pela Organização das Nações Unidas.

A divulgação preliminar das propostas enquadradas está prevista para 4 de julho e o resultado final para 10 de julho. Todas as demais informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas aqui, no edital de inscrição.

 

Texto: Ariane Comineti