A nova temporada de atividades do Parque da Ciência da UFMS iniciará no dia 10 de abril, e o agendamento para visitações guiadas já pode ser solicitado. As visitas são destinadas a grupos escolares ou qualquer pessoa que tenha interesse em aprender ciência de uma forma lúdica e interativa, basta preencher um formulário informando dia e horário de interesse.
Localizado na esplanada do Estádio Morenão, o parque estará aberto nas segundas, terças e sextas-feiras durante o período da manhã e da tarde. O tour pelo espaço é guiado por monitores capacitados pela equipe da Diretoria de Popularização da Ciência para a recepção dos visitantes.
“O Parque da Ciência é uma das ações que mostram os monumentos da física, onde se aprende brincando. Os professores de física podem preparar suas aulas e trazer seus alunos para praticar nos monumentos do parque”, disse a diretora de Popularização da Ciência, Lia Brambilla.
São nove monumentos: Cadeira de Beuchet, Espelhos Curvos, Pêndulo de Newton, Balanço de Ressonância, Tubo de Atraso de Som, Mosaico Interativo, Alavanca de Arquimedes, Carrinho sobre trilhos e Espelhos Parabólicos de Som. E neste ano foi preparada uma nova atração, uma geodésica que irá atrair a atenção das crianças e adolescentes para as aulas de geometria.
Além dos monumentos, os grupos também terão a chance de conhecer outros ambientes da Cidade Universitária, pois a ação faz parte do programa Vem Pra UFMS, que tem o objetivo de apresentar espaços de ensino, pesquisa, extensão e inovação da Universidade.
“Percebeu-se que a extensão universitária possui uma função essencial no ensino superior, principalmente para a integração entre a comunidade e a Universidade. Para facilitar este contato, a Universidade criou o programa que leva os estudantes da UFMS a mostrarem as disciplinas que cursam e pesquisas que fazem para a comunidade escolar, assim, além de incentivar o ingresso deste aluno, este também fica sabendo da importância da ciência aplicada em seu dia-a-dia”, enfatiza a diretora.
Enquanto estudante de artes visuais, Jefferson Cardoso foi monitor do Parque da Ciência e conta como a experiência contribuiu para sua formação.
“Participei bem no início do projeto, e com o passar do tempo o parque foi ganhando uma nova roupagem e começamos a receber os estudantes, as escolas que marcavam para visitar o parque, com iss
o nós fazíamos a apresentação dos monumentos e também os principais pontos da Universidade. A experiência foi incrível, falar sobre a Universidade para os visitantes, era muito legal fazer essa troca. Eu também conseguia colocar em prática muito do que via em sala de aula”, conclui o estudante.
O público em geral também poderá visitar o espaço sem agendamento, entretanto, não terá a presença do guia.
Texto: Bianka Macário
Fotos: Álvaro Herculano

