
A UFMS será a única universidade no Estado a receber o Hackatruck, projeto de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em Programação Swift para Plataforma iOS, com palestras sobre inovações tecnológicas e carreiras de TI. Patrocinado pela IBM Brasil e Flex em colaboração com a Apple e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, o projeto será oferecido gratuitamente aos estudantes da Faculdade de Computação (Facom).
Mas para participar, os interessados precisam passar por uma etapa inicial, em curso a distância. Os que tiveram melhor desempenho na fase EAD, realizada de 8 de agosto a 4 de setembro, foram selecionados para a fase presencial no caminhão, a acontecer no período de 3 a 21 de outubro, com 60 horas. Ambos os cursos contarão como atividade complementar. Para a fase EAD as vagas eram ilimitadas. Já para a presencial foram disponibilizadas 54 vagas. O curso EAD teve como conteúdo: lógica de programação, orientação a objetos e introdução ao Swift. Os alunos tiveram de fazer um vídeo e disponibilizá-lo no YouTube sobre seus hobbies, sua experiência e suas expectativas com relação ao Hackatruck.
Segunda fase
Os alunos selecionados para a segunda fase o farão em unidade móvel que estará estacionada perto da Facom no mês de outubro. Haverá duas turmas, uma à tarde (13h-17h) e outra à noite (18h-22h).
Segundo o diretor da Facom, professor Nalvo Franco de Almeida Junior, apesar de os cursos da Facom terem em seus projetos pedagógicos disciplinas e atividades complementares bem aprofundadas nas diversas linguagens de programação, algumas especificações voltadas para dispositivos móveis não são completamente atendidas e, quando são, carecem de atualização, uma vez que o avanço das tecnologias do mercado de dispositivos móveis é muito acelerado.
“Por isso existe ainda uma carência enorme de profissionais qualificados para essas tecnologias móveis, em particular para equipamentos com sistema operacional iOS (iPads e iPhones). Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade aos alunos da Facom de poderem se qualificar, gratuitamente, nessas tecnologias, com o aval da IBM e da Apple”, completa o diretor da Facom.
