Termina no próximo domingo, 18, o período de inscrições no Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) oferecido em Rede Nacional. O Profiap conta com o apoio da o apoio da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
No total, são 397 vagas distribuídas entre as 21 universidades federais que integram a rede, entre elas a UFMS. “O Profiap existe desde 2014 e surgiu a partir da iniciativa de vários professores, entre eles o professor da Escola de Negócios e Administração (Esan) da UFMS, Dario de Oliveira Lima Filho. Dario é pioneiro em diversas ações educacionais. Com um grupo de professores, criou o Programa Nacional de Formação em Administração Pública, no âmbito da graduação e a partir dele surgiu o Profiap, no início com dez instituições”, lembra o coordenador do Mestrado na Esan/UFMS Marcelo Ribeiro Silva. “Já formamos mais de 150 mestres em Administração Pública. A maioria deles são servidores públicos, pois há essa característica de qualificar profissionais que atuam na gestão pública”, comenta.
“É importante por ser um mestrado profissional, diferenciando-se do acadêmico por ter como resultado a entrega da dissertação e de um produto técnico e tecnológico (PTT) que seja baseado em um problema organizacional. O acadêmico é motivado a encontrar um problema na organização, mas que também possa servir como referência para outras”, explica Marcelo. “O PTT pode ser um curso, uma capacitação, uma cartilha de procedimentos, um software, um aplicativo, algum outro tipo de tecnologia, entre outros”, acrescenta.
O coordenador ressalta que os candidatos interessados devem ler atentamente os editais. “A partir do edital, o candidato terá conhecimento sobre os exames da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad). A maioria absoluta dos programas utilizam o exame como condição de acesso aos programas de pós-graduação no Brasil. Com o Profiap não seria diferente. Nosso processo seletivo é baseado especificamente no desempenho do candidato no exame da Anpad. Para o edital de ingresso a turma de 2023, serão utilizadas as quatro últimas edições do exame. A nota de corte é de pelo menos 250 pontos”, explica o professor.
“Os mestres formados pelo Profiap serão capacitados para atuar na pesquisa, na docência, e, ainda, para a gestão organizacional pública”, finaliza Marcelo. Para se inscrever é necessário acessar o portal do ENA e preencher todos os dados solicitados no sistema eletrônico de inscrição. São requisitos básicos para participar do ENA 2023: ter graduação em qualquer curso reconhecido pelo MEC, apresentar a documentação exigida no edital e ter realizado o teste da Anpad. O valor da inscrição é de R$ 200,00. A UFMS oferece 30 vagas, sendo nove exclusivas para servidores da Instituição
Mais informações estão disponíveis no portal profiap.org.br ou ppgprofiap.ufms.br. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail profiap.propp@ufms.br.
Programas de pós-graduação profissionais
De acordo com o diretor de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFMS, Daniel Henrique Lopes, atualmente, há oito mestrados profissionais e um doutorado profissional oferecidos pela Universidade. Além do Profiap, há mestrados profissionais em: Artes, Bioquímica e Biologia Molecular, Letras, Matemática, sendo um no Instituto de Matemática e outro no CPTL, Filosofia e Química. O doutorado profissional é em Bioquímica e Biologia Molecular. Para saber mais sobre todos os PPGs da UFMS acesse o portal posgraduacao.ufms.br.
Texto: Vanessa Amin
