Fetec MS reúne quase 600 alunos de escolas da educação básica

Tem início nesta quarta-feira, 26, a 12ª edição da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul – Fetec MS. O evento vai reunir 596 estudantes de escolas públicas e particulares. A abertura está programada para às 19h, no Teatro Glauce Rocha, e contará com dinâmicas e apresentação das delegações.

Nos dias 27 e 28, serão apresentados e avaliados 170 trabalhos subdivididos nas mostras: Fetec MS Júnior, Fetec Maker, Fetec Fundect, e Fetec MS. Os temas são os mais variados e contemplam projetos desenvolvidos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes.

Os finalistas serão definidos por um grupo de 300 avaliadores. “Do total de avaliadores, metade é formada por professores e estudantes da UFMS. Também temos 30 de outros estados”, comenta uma das integrantes da equipe de organização da Feira Larissa Machado. Ela faz parte do Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências.

Os trabalhos estarão expostos no Ginásio Moreninho. “Esperamos contribuir de forma positiva para o crescimento profissional dos alunos participantes, realizar divulgação científica efetiva e incentivar os alunos a estarem futuramente na UFMS. Esperamos atrair mais de mil pessoas nos dias do evento”, diz Larissa

Além da exposição, serão realizadas outras atividades no Complexo Multiuso que incluem palestras sobre o acidente radiológico de Goiânia, educação ambiental na educação infantil, nanotecnologia, telescópio James Webb, mundo maker na ciência e inovação tecnológica, movimento de feiras de ciências e dicas de construção e avaliação de um projeto, e workshop sobre Arduíno.

Para participar das palestras os interessados devem se inscrever aqui. A cerimônia de premiação e encerramento da Fetec MS está agendada para o dia 29, às 14h, no Teatro Glauce Rocha.

A Feira

A Fetec MS é uma ação de extensão coordenada pelo Grupo Arandú e pelo professor do Instituto de Química Ivo Leite Filho. Conta com o apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, CNPq, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul e UFMS. De acordo com o professor Ivo Leite, a Feira visa aproximar diretamente estudantes e professores da educação básica e técnica dos municípios situados principalmente no estado de Mato Grosso do Sul, da comunidade acadêmica por meio de atividades científicas direcionadas à pesquisa.

Credenciamento

As delegações de Campo Grande podem montar os estandes e fazer o credenciamento a partir das 17h desta quarta-feira, 26. As delegações de outras cidades têm até as 10h30 do dia 27 para a montagem e o credenciamento.

Mais informações bem como a programação completa da Fetec MS podem ser conferidas no portal fetecms.com.

 

Texto: Vanessa Amin