Estão abertas as inscrições para o exame nacional de acesso ao Mestrado Profissional em Matemática 2022 (Profmat). O Profmat está vinculado ao Instituto de Matemática (Inma) da Cidade Universitária e ao Campus de Três Lagoas (CPTL) e tem como objetivo atender professores da Educação Básica, para aprimorar a formação profissional com o aprofundamento de conteúdo relevante para a docência.
Os interessados podem se inscrever até 25 de outubro. O Inma oferece 15 vagas para a turma de 2022. Segundo o coordenador do programa Alex Ferreira Rossini as aulas serão realizadas às sextas-feiras. “As instituições de ensino superior que integram a rede do Profmat são denominadas instituições associadas, no caso, a UFMS é uma instituição associada a rede desde o primeiro edital de credenciamento em 2011”, explica Alex.
Já o polo do Profmat no CPTL oferecerá 20 vagas para a nova turma. “O Programa vem ao encontro do Plano Nacional de Educação (PNE), que coloca em sua Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, 50% professores da Educação Básica, até o último ano de vigência e garantir a todos profissionais formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. A primeira turma em Três Lagoas iniciou em 2012 e, desde então, já foram formadas sete turmas”, relata o professor responsável no CPTL Fernando Pereira de Souza.
O ingresso é feito via exame de seleção com prova escrita realizada nacionalmente. A taxa de inscrição para a realização da prova é de R$ 82. O programa é gratuito.
Profmat
O programa é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/ Capes, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. O Profmat surgiu mediante uma ação induzida pela Capes junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.
Confira o edital com orientações e informações ou acesse o site do programa na UFMS.
Texto: Bianca Tobin (estagiária de Jornalismo na Agecom)
