O Conselho Universitário aprovou na última reunião, que ocorreu em 23 de março, a criação do curso de Medicina no câmpus do Pantanal (CPAN). Com a aprovação, o próximo passo é o desenvolvimento do projeto pedagógico, visando a garantia na obtenção de recursos humanos e de infraestrutura junto ao Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
A garantia da liberação de suporte orçamentário e financeiro é importante para que haja condições para contratar servidores e implantar a infraestrutura necessária como salas de aula, laboratórios, entre outros. “Existe uma diferença entre criar e implantar um curso de graduação. Nos últimos anos ampliamos significativamente o número de vagas e de cursos, mas fizemos isso com responsabilidade e com a garantia de que receberíamos os recursos necessários para dar início ao funcionamento dos cursos”, explica a reitora.
O curso de medicina veterinária no câmpus de Paranaíba, por exemplo, foi criado em 2013 e até o momento não houve a liberação de recursos por parte do Governo Federal para a implantação. Sendo assim, o projeto aguarda aporte de recursos para o início do oferecimento de vagas.
Outro exemplo na UFMS é o curso de medicina no câmpus de Três Lagoas. A criação pelo COUN ocorreu em 2010 e a implantação, ou seja, a liberação de vagas para o Enem aconteceu somente em 2014.
