Em cerimônia realizada na manhã de hoje, 5, o professor Bruno Dias Amaro tomou posse como diretor do Instituto de Matemática (Inma). A solenidade foi realizada presencialmente no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, seguindo todas as medidas de biossegurança.
“Hoje é um dia muito especial porque é a posse do diretor do Inma e também estamos comemorando os 42 anos de federalização da UFMS que, como diz nosso hino, é realmente um patrimônio do nosso estado. Desejo ao professor Bruno muito sucesso pra que consigamos ampliar o ingresso dos nossos jovens no Inma, fortalecer a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e o empreendedorismo, para que daqui a 42 anos tenhamos um cenário ainda melhor na Instituição, com maior qualidade, com internacionalização e pujança pra Mato Grosso do Sul. Que Deus te abençoe nesses quatro anos na direção, conte conosco, com toda a equipe, tenho certeza que nossos planos estratégicos institucionais serão alcançados com muito trabalho, dedicação e amor, sucesso!”, disse o reitor Marcelo Turine.
A vice-reitora Camila Ítavo também celebrou o momento. “É um grande presente para a nossa Universidade termos professores e técnicos dispostos a honrar nossa Instituição, a fazer com que ela cresça e se desenvolva. E hoje temos a posse do diretor do Instituto de Matemática, unidade que, além dos cursos da área específica, oferece toda a base de cálculo para os outros cursos. Quando assumimos a gestão assumimos um compromisso, muitas vezes temos nossas opiniões e posicionamentos, mas sempre a decisão é feita em prol do coletivo, do melhor atendimento de todos da Universidade e esse é o olhar que o gestor deve ter. Fui diretora da Famez e a gestão é um momento de muito aprendizado, uma oportunidade, uma jornada de desenvolvimento profissional, mas também pessoal. Conte conosco para o que precisar, estamos à disposição sempre em prol da nossa Universidade”, falou.
“Estou há quase sete anos na UFMS e agradeço a caminhada até aqui. Foi uma sequência de presentes que recebi nos últimos dias: entrei em exercício na direção no dia 2 de julho, no dia 3 foi meu aniversário, hoje é minha posse e aniversário de federalização da UFMS e amanhã, se seguida a sequência de aplicação da vacina pela prefeitura, será minha segunda dose da vacina contra a Covid-19”, celebrou o diretor.
Bruno também lembrou sua trajetória. “Sou muito grato por estar aqui hoje, por esforços que vêm desde a infância, em uma escola pública, esforços para chegar a uma universidade, fazer o mestrado e o doutorado, por ter conseguido essa oportunidade por meio de concurso público e hoje por exercer o cargo como diretor do Instituto de Matemática da UFMS. A ideia para minha atuação na direção é: aquilo que é bom vamos manter e melhorar. Sempre sou da ideia de que se é pra melhorar quero estar presente e fazer o meu melhor, para que não somente o nome do Inma, mas também da UFMS seja engrandecido e levado a todo o país e internacionalmente”, afirmou.
O novo diretor do Inma possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Julio de Mesquita Filho – Ilha Solteira; e mestrado e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É coordenador regional em Mato Grosso do Sul da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A diretora anterior do Inma foi a professora Patrícia Sandalo Pereira, que esteve no cargo desde a criação do Instituto, em 2013. A consulta à comunidade para o período 2021 a 2025 foi realizada no dia 26 de abril. Ao todo 208 pessoas participaram da votação, sendo 39 docentes, 5 técnicos e 164 estudantes. Todas as informações sobre a consulta podem ser acessadas neste link.
Texto: Ariane Comineti
Fotos: Leandro Benites








