Entre 13 e 15 de maio, é realizada a 2ª Semana Integrada de Enfermagem da UFMS, pelos cursos de graduação e pós-graduação de Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) e dos câmpus de Três Lagoas e Coxim.
O evento tem como objetivo promover o aprimoramento do conhecimento profissional, científico, técnico e cultural dos participantes e está sendo realizado em formato remoto. A vice-reitora Camila Ítavo participou da abertura. “Temos vários motivos para homenagear os profissionais de enfermagem e a programação vai falar da crise e dos desafios enfrentados por eles na pandemia. Hoje, é importantíssimo trabalharmos com o reconhecimento, mesclar o avanço científico e o avanço de técnicas do dia a dia de quem atua na área da saúde. Quero aqui deixar minha sincera homenagem também aos estudantes em formação. Todos vocês já são reconhecidos pela população, acarinhados e têm feito a diferença na vida de todos nós”, disse Camila.
“Vejo-me desafiado em ter organizado um evento que possa trazer luz e ressaltar a relevância da enfermagem enquanto profissão e em ciência em um momento tão difícil e extenuante para todos nós. Mas, especialmente, para a enfermagem brasileira que está de frente cuidando daqueles que mais necessitam e, é nesse momento do ato vivo do cuidar, que podemos transformar vidas. Penso que conseguimos cativar as pessoas, já que foram mais de 600 inscritos de diversas instituições do Brasil de diferentes serviços de saúde. Além disso, teremos 16 palestrantes de diversas partes do país e inclusive de Portugal. Frente a este mosaico, reforço que haverá muitas trocas de experiências e saberes por esses dias”, falou o professor Mayckel da Silva Barreto, organizador do evento.
Segundo a diretora do Inisa, professora Luciana Contrera, é um privilégio fazer parte de mais um ano da Semana Integrada de Enfermagem. “A pandemia trouxe muitos desafios e aspectos negativos, porque nos ceifou muitos profissionais da enfermagem e aqueles que foram acometidos pela doença tiveram muitas complicações de saúde. Mas, também nos trouxe alguns aspectos positivos, que foi maior integração entre os cursos, pois mesmo com a distância estamos conseguindo nos reunir. Espero que continuemos assim”, comentou.
Após a abertura, foram realizadas duas palestras. A primeira, pela professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Sonia Acioli tratou do O olhar da ABEn no fortalecimento da enfermagem nacional. Já a segunda, teve como tema O papel da pesquisa científica em enfermagem para o enfrentamento no contexto de crise, apresentado pela professora da Universidade Federal do Paraná Luciana Pulchalski Kalinke.
Até sábado, 15, haverá ainda mesa redonda e apresentações de trabalhos científicos. As atividades serão transmitidas no canal do YouTube do Campus de Três Lagoas.
Confira a programação:
Texto: Lidiane Antunes (estagiária Agecom)

