Cerca de 200 pessoas se inscreveram no Coral Virtual da UFMS, também promovido pelo projeto
O Projeto Circulação da Escola de Música da UFMS iniciou 2021 realizando diversas atividades que agregam o público interno e externo à Universidade de maneira on-line, oportunizando trocas de experiências e aprendizados com a temática musical, mesmo a distância.
A maior novidade são as aulas para músicos amadores, como o curso livre de iniciação à flauta doce e o curso livre de iniciação ao violão. “Tem muitas pessoas que têm interesse em estudar um instrumento musical, mas às vezes precisam ter primeiro uma experiência, digamos assim, uma mostra, daquilo que é realmente o ensino do instrumento. Esses dois cursos livres têm uma proposta de oito aulas onde os alunos vão ter um contato inicial com o instrumento, vão conhecer um pouco mais a fundo instrumentos, os professores vão tocar e nós vamos ter apresentações de vídeos também ligados ao instrumento, então a pessoa vai ter uma noção geral de como é aprender aquele instrumento”, explica a coordenadora do projeto, professora Ana Lúcia Gaborim.
Para os músicos já com experiência, há o minicurso de arranjo para violão (solo e grupos), o minicurso sobre a relação do corpo e da voz no canto, que inicia hoje, 22 ou a 1ª Masterclass Online de Instrumentos de Metais – Trompete, que será no sábado, 24. É necessário acessar os links de inscrição para participar.
No início do mês foi lançado também o Coral Virtual da UFMS, que segue as atividades corais da Universidade já consolidadas, mas readaptadas para o formato virtual, de maneira que os encontros não só continuassem, mas se ampliassem para atingir um público maior. A iniciativa funcionou e pessoas de todas as regiões do país se inscreveram. “Para nossa surpresa, nós temos mais de 180 inscrições, quase chegando a 200 inscrições, e muitas pessoas interessadas de outros lugares do Brasil, inclusive das cinco regiões do país, o que me deixou bastante contente”, conta a professora.
Segundo ela, as inscrições estão encerradas pois a plataforma de videoconferência não suporta muitos participantes. “A gente tem que infelizmente ser limitado pelos recursos tecnológicos que a gente tem, então as vagas para o Coral Virtual se encerraram rapidamente. É claro que dessas pessoas que fizeram inscrição, a gente espera que todos participem, mas às vezes surgem imprevistos nas vidas das pessoas, situações particulares e a pessoa é impedida de participar, então a gente vai abrir mais vagas conforme for havendo desistências”, comenta.
Criado em 2020, o projeto já promoveu várias transmissões ao vivo, como workshops, aulas, oficinas e rodas de conversa com profissionais de várias áreas da Música e professores de outras instituições; e haverá programação para este ano inteiro.
“Algumas dessas atividades atendem sugestões que a gente recebeu no Facebook e no Instagram, então se você ainda quer sugerir alguma oficina, algum workshop, alguma atividade, algum curso minicurso, seja como for, é interessante que você se manifeste nas nossas redes sociais, porque esse é o nosso canal de contato”, convida a professora. “A gente quer realmente atender a um público que busca o que aprecia, que se interessa pelo ensino-aprendizagem da música ou que realmente tem um interesse nessa área, então as pessoas ainda podem sim sugerir mais atividades para nós”.
Acesse aqui todos os links do projeto e participe das atividades.
Texto: Leticia Bueno
