Desenvolvedor ajuda estudantes a tirarem dúvidas sobre o mercado de T.I

Como continuidade da Semana de Desenvolvimento Profissional (Sedep), foi realizada hoje, quinta-feira, 20, a palestra Desmistificando o mercado de T.I. A proposta do evento foi apresentar aos interessados na área, aspectos importantes de se conhecer antes de nela ingressar. O palestrante, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Victor Costa é desenvolvedor na empresa Jera, uma das parceiras da UFMS na realização da 4ª edição da Semana. A palestra foi on-line via Google Meet e transmitida ao vivo pelo canal da Sedep no YouTube com, ao todo, mais de 200 espectadores.

Victor Costa explica que o mercado de Tecnologia da Informação (T.I) surgiu a partir da necessidade de soluções, ou seja, para suprir uma demanda seja ela comercial ou até mesmo pessoal. Ele acrescenta que dentro desse mercado há uma mudança constante que é motivada pela evolução da tecnologia. Nesse sentido, Victor ressalta uma qualidade importante do profissional de T.I: buscar atualização sempre. “É uma dificuldade você ficar parado e não aprender coisas novas, você sempre pode aprender coisas legais e novas dentro dessa área. Seja uma ferramenta, um livro novo que vai lançar (…) É importante. Você tem que estar preocupado com isso, porque você pode ser muito bom em alguma coisa hoje, mas amanhã não ter domínio sobre uma outra ferramenta, que pode ser a nova ferramenta do momento”, disse.

O desenvolvedor também contextualizou o mercado atual, sobretudo o local, dando dicas de plataformas que oferecem cursos que podem ajudar o profissional a se destacar. Além disso, abordou as mudanças que têm acontecido na rotina profissional, como por exemplo a gestão voltada para pessoas. “A gestão vê o indivíduo, ela vai tentar trabalhar para que trate as pessoas como indivíduos. Tendo um salário legal, dando reconhecimento (…) É uma coisa que vem sendo estudada e colocada cada vez mais em prática”, comenta.

Aos estudantes que pretendem fazer carreira dentro do mercado de T.I, o palestrante dá três conselhos substanciais: estude sempre, seja curioso e antenado, dedique-se em ser proativo. “Hoje em dia, a gente tem tecnologia em todo lugar, e isso com certeza vai evoluir cada vez mais, havendo tecnologia dentro do nosso dia a dia e cada vez mais pessoas precisando resolver problemas com ela”, argumenta. Para finalizar, Victor deixa uma lição: “A T.I é o nosso presente, e com certeza é nosso futuro”.

Serviço

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. Até o momento da publicação desta matéria mais de 7 mil pessoas já tinham se inscrito no evento. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequências, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado por e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Texto e imagens: Gabriela Vilela (Estagiária da Agecom)