Universidade firma parceria com empresa de cosméticos

Durante o 1º Meeting Científico de Estética e Cosmética, realizado nos dias 6 e 7, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul assinou protocolo de intenções com a empresa de cosméticos Vita Derm. “No planejamento estratégico da UFMS consta uma linha sobre inovação e empreendedorismo e a presença do presidente da Vitaderm, Marcelo Schulman, nesse encontro e o seu interesse em gerar uma aproximação da indústria com a academia contribui para desempenharmos bem nossa missão social. Gostaria de parabenizar a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) e a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova) por liderarem esse movimento de aproximação”, destacou o reitor Marcelo Turine.

Para o presidente e fundador da Vita Derm, Marcelo Schulman, a parceria com a Universidade é fundamental para promover uma maior integração entre academia, indústria e mercado. “Buscar a parceria de universidades públicas e privadas é importante para que possamos aplicar o ensino na indústria, na produtividade e transformar tudo isso em negócios. É fundamental que a instituição de ensino superior, seja ela pública ou privada, consiga aplicar todo o conhecimento produzido de maneira tangível, para que o acadêmico saia com uma perspectiva  mais realista do mercado”, ressaltou Marcelo.

Os contatos com a Vita Derm foram estreitados por meio da Aginova. “Precisamos agregar mais valor aos nossos frutos e plantas do Cerrado e do Pantanal. Acreditamos que há um potencial imenso a ser explorado e essa parceria irá possibilitar isso”, explica a diretora Nilza Emy Yamasaki. “Pela primeira vez foi realizado em nosso estado um encontro dessa natureza. A interligação entre a empresa e a universidade permite que o conhecimento científico gerado por meio das nossas pesquisas possa ser transformado em produtos. Neste caso, especificamente, farmacêuticos, cosméticos ou ligados à área de saúde. Nossos pesquisadores vem trabalhando essa linha de frutos do cerrado e pantanal, há algum tempo, buscando tanto propriedades farmacológicas e como para utilização em cosméticos. Essa união proporcionará alcançarmos nosso objetivo que é melhorar a qualidade e modificar a vida das pessoas”, explicou a diretora da Facfan, Maria Lígia Rodrigues Macedo.

Entre os assuntos que abordados durante o evento estavam: da formulação à aplicabilidade prática da cosmetologia estética; o potencial da flora do Cerrado para novos princípios ativos; a nanotecnologia aplicada a cosméticos e medicamentos; a harmonização facial filler 5D; o clareamento dermoestético da pele e a inovação, o empreendedorismo e modelos de negócios no mundo atual com foco na área da saúde. As atividades foram realizadas na Unigran Capital, durante o primeiro dia, e na UFMS, no segundo. “O evento foi um sucesso. Tivemos uma boa participação dos acadêmicos e a programação abordou temas importantes para nossa área. Além disso, a parceria entre as instituições proporciona maior integração não apenas entre os estudantes, mas entre professores, pesquisadores e gestores”, comentou a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unigran Capital Soraya Chicrala Matos. Para a acadêmica tambném de Estética e Cosmética da Unigran Capital Ingrid Rondon, além de todos os conteúdos abordados nos dois dias do evento, foi uma excelente oportunidade para conhecer Marcelo Schulman. “Ele foi o fundador do primeiro curso nesta área no Brasil, na década de 1980. Poder ter contato mais próximo com uma pessoa que trata da cosmetologia com tanta propriedade e, ainda, traz a noção de mercado, foi uma experiência ímpar”, disse Ingrid.

O Meeting Científico de Estética e Cosmética foi realizado por meio de parceria entre a Vita Derm, o Instituto Schulman de Investigação Científica (ISIC), com a colaboração da Unigran Capital e o Instituto Viver de Ensino, Saúde e Performance (IVESP). “Estamos orgulhosos em colocar a UFMS nessa trilha de parcerias em prol da inovação, ainda mais com uma empresa nacional que tem mais de 30 anos de história. Agradeço à Facfan e à Aginova pelo esforço em tornar isso possível”, comentou o reitor.  Para mais informações sobre a Vita Derm acesse o site http://vitaderm.com/

Texto e fotos: Vanessa Amin