Transmissões da Colação de Grau ultrapassam 4,8 mil visualizações na TV UFMS

Em uma iniciativa inédita nos 40 anos da UFMS, as cerimônias de Colação de Grau Unificada de 2019 foram transmitidas, ao vivo, pelo canal da TV UFMS. Durante a programação noturna, a Rádio Educativa UFMS 99,9 também entrou com flashes ao vivo. Além disso, a equipe das redes sociais e de jornalismo também cobriram o evento e produziram stories, fotos e reportagens. “Para que isso acontecesse houve um esforço de toda a equipe da Agência de Comunicação Social e Científica, com o apoio da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação e dos gestores da Universidade. O trabalho foi grande, mas o resultado foi muito positivo”, destaca a diretora da Agecom, Rose Pinheiro.

“Agradeço à equipe da Agecom que fez a cobertura do evento. Várias pessoas acompanharam a Colação de Grau Unificada pela transmissão ao vivo no canal da TV UFMS. Na primeira noite, inclusive, um dos nossos professores que estava na Alemanha me mandou uma mensagem pelo Whatsapp e disse ‘Turine, que coisa mais linda, estou na Alemanha e vendo a cerimônia e vendo alguns dos meus alunos’”, ressaltou o reitor. Ele agradeceu à equipe da Agecom, especialmente, a diretora Rose Pinheiro, que proporcionou a muitos que não puderam vir até a Cidade Universitária, acompanharem as cerimônias a distância.

Para a editora executiva da TV UFMS Flávia Leimgruber, foi uma experiência incrível. “Recebemos mensagens de familiares e amigos durante a transmissão ao vivo, eles ‘falavam’ com seus formandos no momento em que eles recebiam o canudo, então, de certa forma, fizeram-se presentes, graças à comunicação aliada à tecnologia. Foi um trabalho a várias mãos, feito com comprometimento e dedicação. Isso nos contagia e motiva a superarmos nossos desafios. Nossa sensação é de que estamos no caminho certo e de que somos capazes, unindo o que há de mais elementar em um trabalho de equipe: a força de vontade de cada um”, disse Flávia.

“Emocionei-me com a história de uma das formandas que, durante o período de estudos sofreu três abortos. Nos últimos meses, ela contou que se dedicou ao trabalho de conclusão de curso e também a cuidar de sua filha que, com apenas dois meses, esteve presente na cerimônia. O jornalismo nos proporciona ouvirmos e contarmos histórias como essa”, relatou a repórter da rádio Juliana Rezende. O diretor de Programação da emissora UFMS 99,9 Maciel Dias também disse que pode sentir a emoção dos formandos e das famílias. “Durante as transmissões, procuramos passar essa emoção, esse sentimento de vitória e de conquista, para que os ouvintes pudessem também viver um pouco do que estava acontecendo”, relatou.

A repórter Thayná Oliveira contou que a transmissão ao vivo das cerimônias representou um avanço e um maior engajamento e interação da equipe. “Foi um desafio grande, acho que nos superamos. Claro que sempre há erros e imprevistos, mas são eles que nos fazem crescer e continuar melhorando. Particularmente, minha experiência na transmissão da primeira noite foi incrível, algo que vou levar para a vida, pois ao mesmo tempo que estava emocionada por ser minha primeira participação ao vivo, também pude sentir a emoção dos formandos e familiares que entrevistei”, falou.

“Fazer a cobertura das cerimônias foi um desafio, mas um desafio gostoso, pois estávamos lidando com o nosso público, com os acadêmicos, seus familiares. Gostei bastante de fazer as reportagens e sentir de perto a felicidade das pessoas. Aliás, se eu pudesse definir em uma palavra as cerimônias, essa palavra, certamente seria felicidade. Olhávamos para todos os lados e a felicidade sempre estava presente no sorriso dos pais, dos familiares e no brilho dos olhos dos formandos. Acredito que todos da Comunicação se esforçaram em passar, seja nos stories, nas fotos, nas reportagens, um pouco disso”, comentou o estudante de Jornalismo e estagiário na Divisão de Produção Jornalística José Câmara.

Capi – Presença marcante em todas as noites, o mascote da UFMS, Capi, foi bastante requisitado pelos formandos e familiares. Foram centenas de abraços, fotos, selfies. “Todos que vêm até a UFMS se encantam com as belezas da Cidade Universitária, em especial com a quantidade grande de capivaras que aqui habitam. Há tempos sentíamos a necessidade de encarnar o espírito da Universidade e, ao mesmo tempo, promover uma maior interação com o nosso público, assim criamos o Capi, que participa de todos os eventos institucionais desde 2017. O Capi também nos auxilia a mostrar que na UFMS a Ciência está aliada à biodiversidade”, explicou o analista de comunicação João Costa.

Comentários – Foram muitos os comentários durante a transmissão das colações. Marilda Assenção, por exemplo, disse “Muito bom, moro em Sinop, MT, e minha sobrinha Renata está colando grau em Arquitetura e Urbanismo. Parabéns a todos os formandos. Karina Barreto escreveu “​Com muito orgulho estou aqui no RN … vendo a formatura do meu Jeremias. É isto agora garoto”. Eduardo Carvalho disse “realmente uma excelente iniciativa. Estou longe, mas poderei ver o evento”.

Aqueles que não acompanharam a transmissão ao vivo, ainda podem ver as cerimônias no canal da TV UFMS no Youtube. As reportagens e fotografias também estão disponíveis na área de notícias do site da UFMS e outros registros também podem ser conferidos no perfil da UFMS no Facebook e no Instagram.

Texto e fotos: Vanessa Amin