A Empresa Júnior de Engenharia da UFMS, Engefour Júnior, realizou na sexta-feira, dia 6, a cerimônia de posse da nova diretoria executiva de 2020. A empresa é composta por estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Civil, Elétrica e Geografia. Durante o evento, foram apresentados projetos desenvolvidos durante o ano este ano e as metas alcançadas.
O reitor Marcelo Turine esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância das empresas júniores na UFMS e a qualificação que proporcionam, tanto para a vida profissional quanto para a pessoal dos estudantes. “Quero parabenizar a gestão de 2019 da Engefour Júnior por toda a representatividade, parceria e respeito com a nossa UFMS. Somos uma Universidade empreendedora e precisamos engajar mais jovens para este movimento, que permite uma capacitação profissional e formação cidadã. Desejo a diretoria 2020 muito sucesso e muitos projetos”, enfatizou.
Na ocasião, também foi apresentada a nova empresa júnior da Faculdade de Computação (Facom), a Mega Júnior. Para o diretor da Facom, professor Henrique Mongelli, o desenvolvimento de uma nova empresa que relacione os cursos da área computacional possibilita uma produção maior nas tecnologias. “A divisão da Engefour Júnior, permitirá uma produção em potencial na área da tecnologia. O país precisa desenvolver tecnologia para não ficarmos reféns de outros países, por isso é importante a criação da Mega Júnior”, explicou.
A chefe da Divisão de Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual, Flavia Paiva, reforçou também o desenvolvimento das empresas júniores na UFMS. “Fico muito feliz em tão pouco tempo estar vivenciando a realidade desses jovens. As empresas júniores estão crescendo muito e a Engefour é um dos exemplos da nossa Universidade, tendo outras onze EJs trabalhando e mais nove em projeto.”, comentou.
Além da Engefour Júnior e a MegaJunior, a UFMS também possui outras empresas júniores. Na Cidade Universitária são a Pharma, ligada ao curso de Farmácia; a Verus, ao de Direito; a Apetite, ao de Nutrição; a Múltipla Júnior, ao de Engenharia de Produção; a Effectus, aos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia em Processos Gerenciais e Turismo; a BRAVA, ligada ao curso de Jornalismo e a Zooplus, de Medicina Veterinária e Zootecnia. No campus de Três Lagoas, existe a Factiva, ligada ao curso de Engenharia de Produção e a Aditum, do curso de Direito. No campus Pantanal, em Corumbá, existe a Contecta, ligada ao curso de Administração e em Paranaíba, há a ADM CPAR, da mesma área.
Texto: Mara Machado (estagiária de Jornalismo)
Fotos: Gustavo Zampieri




