Reitoria Itinerante chega ao Instituto de Química

Nesta terça-feira (26), foi a vez do Instituto de Química receber a Reitoria Itinerante. “Estamos felizes em poder realizar mais uma edição desse projeto que é estratégico e auxilia na tomada de decisões. Hoje, viemos ver de perto os avanços, escutar as demandas, as sugestões e, também, as críticas. O Inqui possui parcerias com empresas e é um exemplo de que é possível empreender”, comentou o reitor Marcelo Turine. “Nesta reunião vamos apresentar os desafios estratégicos para o próximo ano e contamos com a contribuição de todos para melhorar cada vez mais a gestão”, ressaltou.

“Vejo essa oportunidade com muitos bons olhos, pois a presença dos administradores da Universidade na nossa unidade propicia uma visão mais clara da realidade que vivemos. É importante para definir os futuros investimentos e também para levarmos as necessidades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, destacou o diretor do Inqui, Lincoln Carlos de Oliveira.

Atualmente, o Instituto tem mais de 450 acadêmicos matriculados nos cursos de graduação em Química Tecnológica, licenciatura em Química e Engenharia Química e nos de mestrado e doutorado acadêmico em Química e mestrado profissional em Química. São 31 professores e 15 técnicos atuando na unidade. “Nossa grande preocupação hoje está relacionada à manutenção das bolsas de iniciação científica, extensão e pesquisa. Mas, por outro lado, houve grandes conquistas como ampliação de laboratórios e equipamentos adquiridos com recursos da Finep, no valor de R$4 milhões, além da parceria com a Copagaz para fazer análise da qualidade dos gases importados da Bolívia, por exemplo”, destacou o diretor do Inqui.

“Hoje temos uma nova política nacional para distribuição de bolsas atrelada, principalmente, aos conceitos dos programas de pós-graduação. Precisamos trabalhar para que esta seja uma realidade de todos os cursos de mestrado e doutorado. É necessário investir no desenvolvimento de pesquisas aplicadas e, aqui, no Inqui vislumbramos muitas possibilidades neste sentido”, falou a vice-reitora Camila Ítavo. “Desde o início da nossa gestão, priorizamos o diálogo, seja por reuniões constantes com diretores, transmitindo as reuniões dos conselhos, mas nada substitui esse contato mais próximo com os professores, técnicos e estudantes nas unidades. Trabalhamos juntos, com o mesmo olhar, possibilita que as decisões sejam tomadas em consenso, priorizando que realmente importa para todos”, disse a vice-reitora.

Para o coordenador de pós-graduação em Química, Giuseppe Câmara, a maior proximidade da reitoria com as unidades, conhecendo as demandas e os potenciais facilita pensar em um planejamento estratégico mais eficaz. “A visita é muito positiva, pois aproxima a administração central das unidades. É uma boa oportunidade para apresentarmos nossas necessidades a fim de oferecer um curso com mais qualidade para a sociedade”, falou o coordenador dos cursos de graduação, Carlos Nazário. Ele destacou o engajamento dos professores no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que proporcionam uma formação ampla ao aluno do Instituto.

A acadêmica do segundo semestre do curso de licenciatura em Química, Marcielly Dias, qualificou como interessante o projeto da Reitoria Itinerante. “É uma oportunidade para darmos mais visibilidade ao Inqui. O encontro é proveitoso para todos. Estou aqui há pouco tempo ainda, mas já pude perceber que há muitas chances de expandir os conhecimentos atuando na iniciação científica e nas ações de extensão”, destacou a acadêmica.

A próxima edição da Reitoria Itinerante será realizada na tarde de hoje, na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng).

 

Texto e fotos: Vanessa Amin