Hoje, dia 25, a Reitoria Itinerante visitou a Faculdade de Educação (Faed). Professores, técnicos-administrativos e estudantes da unidade conversaram horizontalmente com a Administração Central sobre suas necessidades e sugestões.
“A Reitoria Itinerante é uma oportunidade ímpar de aproximação com a Administração Central. Isso é muito importante para a gente poder dialogar, buscar quais são os pontos fracos da Faed e fortalecer ainda mais os pontos fortes. Isso nos dá essa ideia de aproximação, de identidade”, afirma a diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva.
A Faed foi criada após a divisão do antigo Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). Desde então, ganhou dois novos cursos (Educação Física – bacharelado e Educação do Campo – licenciatura) e estruturas na Universidade estão sendo reformadas para melhor atender a unidade. “Nós estamos em processo de revitalização e reforma do Ginásio Moreninho e estamos programando a reabertura da piscina, para que ela seja usada em aulas e esportes aquáticos, além do vestiário todo reformado”, explica a vice-reitora Camila Ítavo. Os dois locais estarão prontos e liberados para uso em 2020.
Em cada visita, são realizadas reuniões com os pró-reitores para que o corpo docente, discente e os servidores possam debater sobre demandas, dúvidas, críticas e ideias. “É mais fácil quando temos um contato mais horizontal com os pró-reitores, porque diminui um pouco a burocracia e a gente sabe que as nossas demandas estão chegando ali, esse é um ponto ótimo dessa iniciativa”, conta o professor Hugo Santana.
Agnes Viana é estudante e membro do Centro Acadêmico do curso de Pedagogia. Ela esteve presente na reunião com os pró-reitores de Assuntos Estudantis e Graduação, e explica que é importante poder mostrar o lado dos alunos sobre a vivência universitária. “Ter os pró-reitores aqui é muito importante para eles entenderem mais a questão prática. Eles trabalham com números, normas e regulamentos, e a gente trabalha com prática, o que o aluno sente e vivencia, e poder passar isso para eles é muito interessante, eu sinto que não é só um contato unilateral, realmente dá para conversar”.
O técnico-administrativo Gabriel Oliveira concorda sobre a importância deste diálogo direto. “É importante para a reitoria ficar sabendo das demandas da Faculdade de Educação e entender as especificidades do que a Faed precisa”.
O reitor Marcelo Turine ressaltou os feitos da Faed e sua equipe para o estado. “Eu quero parabenizar o grupo da Faculdade de Educação por melhorar os cursos, avançar na pesquisa, na inovação, no empreendedorismo social, nas parcerias com as secretarias de educação, ou seja, desafios que a Universidade, junto com a Faed, tem colocado para melhorar as políticas públicas de educação em Mato Grosso do Sul”.
A próxima visita da Reitoria Itinerante será amanhã, dia 26, no Instituto de Química.
Texto: Leticia Bueno
