UFMS premia medalhistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

Após um longo caminho, os alunos de escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul receberam o tão esperado mérito por terem testados seus conhecimentos na 1a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (Obef). A cerimônia de premiação dos estudantes que mais se destacaram foi realizada nesta manhã (22), no auditório da Escola de Administração e Negócios da UFMS.

Olimpíada Brasileira de Educação Financeira foi criada para incentivar a introdução de conceitos de Educação Financeira junto a estudantes de Ensino Fundamental e Médio e envolveu mais de 2 mil participantes em todo o país. Em três fases, os alunos responderam a questões sobre temas como juros, uso do dinheiro, perfil de gastos e outras questões, com o objetivo de avaliar seus conhecimentos na área. A Coordenação Nacional do evento está a cargo do Professor Wenner Glauco Lopes Lucena, da Universidade da Paraíba (UFPB).

No Mato Grosso do Sul, a Olimpíada é coordenada pelo professor da ESAN/UFMS Emanoel Marcos Lima. O docente explica que pautar esses temas ajuda a preparar os pequenos e até as famílias para a educação financeira, pois muitos levam para casa o que aprendem nas escolas. O projeto mostrou ter tanto impacto que para o ano que vem, segundo ele, o desafio é ampliar cada vez mais a adoção de escolas para que passem a ensinar lições de educação financeira, seja como uma disciplina ou e como conteúdo que é inserido em outras áreas do conhecimento. “Estamos formando indivíduos que vão estar mais preparados para tomar decisões sobre o seu dinheiro, por isso esperamos que a Olimpíada esteja em mais municípios do Estado em 2020”, destacou professor Emanoel.

A vice-reitora da UFMS aproveitou para parabenizar as escolas que apostaram no projeto. De acordo com ela, os alunos quando chegam no ensino superior não possuem, em muitos casos, esse preparo de vida que envolve controle, planejamento e capacidade escolha. “Acredito que o aprendizado oferecido pela experiência da Olimpíada sirva para os estudantes entenderem que na vida tudo é processo e, para que tenhamos êxito, é necessário dedicação”, completou Camila.

A Colégio Status de Campo Grande foi o recordista em medalhas. Na visão da coordenadora pedagógica do colégio, Regiane Militão, participar da Olimpíada oferece aos estudantes um aprendizado para vida inteira. “Toda e qualquer proposta pedagógica que venha a somar com a educação é incorporada no nosso ensino. Com a Olimpíada pudemos trabalhar a valorização da educação financeira de modo a mostrar aos alunos como eles devem usar melhor o dinheiro. Foi uma experiência transformadora”, pontou Regiane.

Texto e fotos: JC Costa