No último domingo, dia 27, o Teatro Glauce Rocha recebeu as últimas apresentações do Festival Mais Cultura 2019. Para celebrar o encerramento da quinta edição, foram realizadas diversas apresentações artísticas, entre elas o Concerto Internacional regido pelo violinista Maximo Pujol, o Coral de Trombones da UFMS e o Grupo Experimental de Repertório. Com mais de 500 atividades espalhadas pela Cidade Universitária durante toda a semana, o Festival contou com a participação de alunos, professores e técnicos e se despediu com aprovação do público.
Foram registrados 848 participantes inscritos em palestras, minicursos e oficinas. Sem contar a adesão em atividades que não requeriam inscrições, como 35 apresentações no Teatro Glauce Rocha e no Restaurante Universitário, 47 apresentações nos saguões, corredores, biblioteca e Concha Acústica. Além de 150 intervenções artísticas em sala de aula e nas clínicas.
O professor do curso de Música da UFMS Jorge Augusto Mendes Geraldo reafirma a importância do Festival Mais Cultura para despertar o interesse pela cultura no público interno da Universidade. “Nossas apresentações, intervenções, são voltadas para esse público que está conosco o ano todo. E é importante também para os alunos que estão envolvidos, faz parte da formação deles como profissionais. Então são pontos positivos para esse Festival acontecer anualmente”.
O estudante de Engenharia Ambiental Heitor de Souza compareceu ao teatro e relatou ter se emocionado com as apresentações. “Achei uma semana muito boa, consegui ter contato com outras intervenções artísticas que não sou acostumado a assistir no cotidiano e até mesmo na mídia. É bom conhecer estilos musicais diferentes”. O acadêmico ainda ressalta sobre a recepção das apresentações durante a noite de encerramento. “Essas músicas que são apenas instrumentais proporcionam uma reflexão imediata durante a apresentação. Achei incrível”, elogia.
A realização da quinta edição do Festival Mais Cultura contou com a participação e colaboração de grandes parceiros como a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Secretaria Municipal de Educação, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul de Naviraí, Sesc Lageado, Luminis Companhia de Dança, ONG Viver Bem, Fundação Barbosa Rodrigues, Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq), Comando Militar do Oeste, Grupo da Orquestra Sinfônica Municipal, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Base Aérea de Campo Grande, Fundação Ueze Zahran, Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social.
Texto: Gabrielle Tavares Rodrigues (estagiária de Jornalismo)
Fotos: Guilherme Correia (bolsista Mais Cultura)




