Estudantes de comunicação e interessados na área de audiovisual iniciaram hoje a oficina de Direção Cinematográfica, no Festival Mais Cultura 2019. Quem ministra o curso, entre os dias 22 e 23, é a cineasta Nathália Tereza, que dirigiu o curta-metragem “Eu, Tereza” e recebeu o prêmio ABD&C/RJ no Festival Brasileiro de Cinema Universitário e Menção Honrosa no Festival REC.
A oficina é relacionada ao processo criativo e as funções que um diretor cinematográfico tem. Além disso, busca refletir sobre a conceituação de roteiro, decisões e escolhas estéticas para a produção de um filme.
Nathália Ter
eza explicou como as atividades que estão acontecendo durante o Festival também colaboram para a troca de conhecimento. “Quando o conhecimento é compartilhado, ele se expande e se multiplica. A importância da semana cultural na UFMS deve movimentar muitos alunos, no sentido de até produzirem seus próprios projetos, dar continuidade e sair um pouco da sala de aula, da teoria, uma perspectiva de execução das coisas”, comentou.
Ela ressaltou também que a oficina tem o objetivo de comentar, discutir as cenas e soluções para a execução dos projetos voltados para a direção cinematográfica. “A ideia é um pouco masterclass, por conta da quantidade de dias. Fala um pouco do processo criativo que eu tive na execução dos meus curtas, mostrar outros filmes e pensar como outros diretores e diretoras acharam soluções criativas para os projetos”, explicou.
Os interessados em participar das oficinas e minicursos do Festival Mais Cultura 2019 devem se inscrever por meio do link, em que a programação também está disponível.
Texto e foto: Mara Machado (bolsista Mais Cultura)
