Projetos da Universidade serão realizados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Quatro projetos da UFMS foram aprovados para receberem apoio e serem realizados na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), que em 2018 será de 15 a 21 de outubro. A temática será “Ciência para a Redução das Desigualdades” e o objetivo combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia.

 

Na linha de abrangência estadual ou distrital o projeto “Festival da Bocaiuva em Mato Grosso do Sul”, sob a coordenação do professor Flavio Aristone, objetiva realizar festas da bocaiuva em diferentes municípios do estado para celebrar o uso desse fruto na culinária local e incentivar a produção de seus derivados.

Os eventos serão voltados tanto à população rural quanto urbana, além de membros de comunidades isoladas, como indígenas, quilombolas e pequenos produtores rurais em cada localidade. Além das atividades na Semana em outubro, a previsão de realização dos festivais é até fevereiro de 2019.

 

Na linha de abrangência intermunicipal três projetos serão realizados pela UFMS.

 

“Tocando o Céu – Astronomia Inclusiva”, sob a coordenação da professora Isabela Porto Cavalcante, objetiva associar a divulgação científica, que é por sua natureza inclusiva e redutora de desigualdades, com a educação científica, por meio da formação de professores e a inclusão de pessoas com deficiência.

“Vamos produzir uma exposição/material didático que se utiliza de técnicas e práticas pedagógicas inclusivas para o entendimento da área de astronomia, com a representação táctil de várias constelações, segundo a cultura ocidental europeia, e também segundo o conhecimento tradicional, no caso as constelações indígenas brasileiras. O material de apoio e a explicação das exposições serão adaptados para as diferentes técnicas de acessibilidade, como material impresso em braile, legenda de vídeos explicativos e tradução das explicações em LIBRAS”, explica.

O público alvo são estudantes da educação básica e professores da rede pública de educação básica que atuam na área de ciências. A previsão de realização do trabalho é até janeiro de 2019, com exposições concentradas na SNCT em outubro.

 

“A ciência do solo e o seu papel social e ambiental”, sob a coordenação do professor Sérgio Carvalho de Araújo, objetiva apresentar aos alunos da rede pública e privada de ensino básico e médio, e à população em geral, a importância social e ambiental do solo e os impactos positivos e negativos da sua exploração econômica.

“Vamos apresentar um resumo dos principais setores econômicos que têm no solo a sua base produtiva como o farmacêutico, o de cosméticos, da borracha e etc; elaborar kits para a realização de práticas experimentais de análises químicas e físicas do solo; auxiliar na capacitação de professores da rede pública de ensino e acadêmicos da UFMS que tenham interesse em agir como multiplicadores neste e em outros projetos relacionados ao tema; produzir um material multimídia sobre o solo e temas afins e realizar exposições interativas na Casa da Ciência da Universidade”, aponta.

A previsão de realização do projeto é até agosto de 2019, também com a concentração das exposições na Semana.

 

“Pan-óptica – Olhar, perceber e mudar-Conversando sobre ciência e tecnologia com as minorias”, sob a coordenação do professor Ivo Leite Filho, objetiva promover exposições e ações culturais a fim de dialogar com a sociedade sobre as desigualdades sociais e destacar as parcelas da população em estado desigual.

“O intuito é organizar uma exposição interativa, com a exibição de documentário produzido para o evento, painéis, jogos, oficinas experimentais e intervenções teatrais”, declara. As atividades estarão dispostas em seis setores: Geração Smartphone; Música, literatura e ciência; Mulheres nas ciências exatas e da terra; Olhos racionais e desumanos; Brasil sinônimo de desigualdade, por meio de jogos eletrônicos e Ciência e tecnologia nas aldeias urbanas Terenas.

A exposição será realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em outubro de 2018 e será levada a diversas escolas públicas até março de 2019.

 

Informações sobre o local e horário de realização da SNCT em Campo Grande serão divulgadas mais próximas do evento.

 

Texto: Ariane Comineti