Em comemoração aos 20 anos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), a Assembleia Legislativa de MS promove uma sessão solene para homenagear pesquisadores e gestores que contribuíram para essa trajetória. O evento será realizado no Palácio Guaicurus nesta segunda-feira, dia 2, às 19h.
Vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), a Fundect foi criada em 3 de julho de 1998, pela Lei 1.860, configurando-se como pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira. Sua principal finalidade é conceder amparo ao ensino e incentivo à pesquisa científica e tecnológica relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Mato Grosso do Sul.

Atualmente desenvolve dez programas de apoio para divisão e distribuição de fomento, como o de Publicação Científica (Publica), para projetos de Pesquisa Estadual (Universal), para realização de eventos técnico-científicos (PAE), pesquisa de primeiros projetos (PPP), apoio à Pós-Graduação (Papos), para bolsas de iniciação científica júnior (PIBIC-Jr), voltado para pesquisa na área do SUS (PPSUS), de núcleos de excelência (Pronex) e emergentes (Pronem) e para o Programa Tecnova-MS.
Desempenhando um papel importante no cenário da pesquisa científica dentro do estado, só em 2016, a fundação aprovou 175 projetos com investimentos superiores a R$ 18,2 milhões, sendo cinco milhões e 600 mil destinados aos bolsistas, em sua grande maioria, contemplando a comunidade acadêmica da UFMS.
A administração é composta pelo Conselho Superior com o presidente Jaime Elias Verruck e pelo secretário-executivo e também diretor-presidente do setor executivo, Márcio de Araújo Pereira da UEMS, nomeado em março deste ano. No cargo de diretor administrativo está Artur Vieira dos Santos, da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
O reitor Marcelo Turine, diretor-presidente da Fundect de 2011 a 2016, cumprimenta a todos os envolvidos no ótimo trabalho realizado pela fundação durante esses 20 anos. A UFMS agradece pela parceria e deseja muita prosperidade para esse importante órgão de pesquisa de Mato Grosso do Sul.
Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)
