A primeira edição do Seminário de Energia Solar será realizada entre os dias 21 e 22 deste mês e abordará em especial o tema “desafios e inovações para sustentabilidade”, no auditório do CREA-MS em Campo Grande, a partir das 18 horas.
A proposta do evento surgiu em detrimento da falta de captação e aproveitamento desse recurso natural como fonte de eletricidade no Brasil, mesmo com um alto potencial para isso, tendo em vista que praticamente toda sua área receba mais de 2.200 horas de insolação, com um potencial equivalente a 15 trilhões de megawatts por hora.
O seminário propõe uma ampla discussão sobre o atual estado de uso da energia solar no país e ainda objetiva apontar perspectivas e os desafios para seu desenvolvimento e implantação na capital sul-mato-grossense, contando com a participação de gestores, representantes governamentais, estudantes e professores da área e representantes do setor privado.
A programação também visa o intercâmbio de experiências e apresentação de resultados e impasses relacionados à utilização da energia solar e também contribuir com a elaboração de um documento base para a construção de políticas públicas voltadas a essa instalação.
Os interessados em participar, podem se inscrever por meio do site www.eduardoromero.com.br/seminario. No ato da inscrição deverá ser preenchido o campo que dispõe sobre interesse em receber certificado de participação, que é de 12 horas. A entrada é um quilo de alimento (arroz, feijão, macarrão ou óleo).
O evento é uma realização da Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalistas, que é coordenada nacionalmente pelo vereador Eduardo Romero (Rede), e pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campo Grande, em parceria com a UFMS e outras instituições.
Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)
