Em sua quarta edição, o Congresso Internacional de História Regional foi realizado entre os dias 11 e 13 deste mês no campus de Aquidauana, e teve como tema “O expansionismo brasileiro sobre a Bacia Platina e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai”.
Organizado pelos cursos de graduação em História, Geografia e Turismo do campus de Aquidauana (CPAQ), pelo Mestrado em Geografia do CPAQ e pelo Mestrado em Estudos Fronteiriços do Campus do Pantanal (CPAN), durante os três dias de evento foram realizadas exposições de trabalhos e mesas de debates aprofundados sobre o Brasil, Paraguai, Uruguai e a Argentina relacionados com os povos indígenas. Contou também com a visita ao Porto Canuto e manifestações culturais com as apresentações do grupo de câmara de Orquestra Sinfônica “Pantanal Group” e do grupo de música regional de raiz de Mato Grosso do Sul, o “Grupo Acaba”.
A interdisciplinaridade é característica do congresso, que busca trabalhar a diversidade de temas ligados a Guerra do Paraguai e a Consolidação dos Estados Nacionais que fazem parte da Bacia Platina, garantindo a pluralidade temática. De acordo com os organizadores o evento tem atraído cada vez mais participantes de MS e de outras unidades da federação e dos países platinos. Em 2015, no primeiro ano de realização, participaram cerca de 250 pesquisadores, em 2017 foram 600 participantes.
Confira as fotos na íntegra aqui
Fonte de apoio: CPAQ




