Acadêmicos da Facom se destacam em desafio de programação

O Desafio de Programação realizado no dia 19 pela Faculdade de Computação (FACOM), em sua terceira edição contou com o recorde de 152 inscritos e 82 competidores efetivos, sendo eles da própria Faculdade como também dos campi de Ponta Porã, Corumbá e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A competição ocorreu de forma individual, e os participantes foram separados em quatro categorias, de acordo com o ano de ingresso no primeiro curso de graduação (2015, 2016, 2017 e 2018). O destaque fica por conta dos acadêmicos da Facom. Na classificação geral, Matheus Vicente Pinheiro de Oliveira, do curso de Ciência da Computação, pela segunda vez consecutiva ocupou a 1ª colocação no desafio, ao resolver 9 problemas. Nas categorias 2016, 2017 e 2018, os vencedores foram os acadêmicos, também da Facom, William Yukinori Sanches Kanashiro, Fabio Henrique Serafim Pessoa e Luiz Henrique da Silva Santos, respectivamente.

Além de contribuir com a pesquisa de objetos de aprendizagem, buscando aliar tecnologias de informação a técnicas de gamificação para cativar os estudantes envolvidos, atividades como essa estimulam habilidades sociais e poder de liderança. “Competições como esta instigam habilidades como: raciocínio lógico, interpretação textual, criatividade, coletividade, organização de ideias, sistematização do conhecimento e pensamento computacional”, finaliza o professor Anderson V. de Araujo, organizador do evento.

Constituindo-se atualmente como o maior evento de competição desse tipo no estado, o desafio tem por objetivo selecionar as equipes que irão representar a Universidade, durante a etapa regional da Maratona de Programação do SBC, que este ano acontecerá na cidade de Três Lagoas. E posteriormente, as melhores equipes serão convidadas para a etapa nacional em Salvador, no mês de novembro.