Campanha Eu Respeito de abril contou com ações de Saúde

No mês de abril a campanha “Eu Respeito” teve foco no tema saúde e tanto os campi quanto a Cidade Universitária organizaram diversas atividades para ampliar a conscientização sobre o assunto.

No campus de Aquidauana (CPAQ) houve a aferição de pressão sanguínea e uma programação repleta de ações como dinâmicas de acolhimento e palestras sobre alimentação saudável, ansiedade e síndromes metabólicas. As atividades foram ministradas por servidores da UFMS e convidados da Secretaria Municipal de Saúde, Sesc, Exército Brasileiro, entre outros.

Em Naviraí (CPNV), a palestra com a farmacêutica Sônia Kamitani Yokoro, do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em ISTs, Aids e Hepatites Virais, deu início à campanha que conta também com a palestra “Prevenção ao câncer de mama e colo do útero”.

Corumbá contou com 350 inscritos nas atividades da I Semana da Saúde da UFMS-2018, promovida no CPAN. Professores dos cursos de Psicologia, Educação Física e Pedagogia participaram das mesas de discussão, juntamente com profissionais externos à comunidade acadêmica, como psicólogos e terapeutas. Ao todo foram quatro dias de discussões sobre temas como sexualidade, sedentarismo, pressão arterial, entre outros e avaliações físicas gratuitas.

O CPAR, em Paranaíba, promoveu testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, para alunos e servidores, com o apoio do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) da cidade. Também houve a discussão sobre a importância das atividades físicas, oficina de ioga e palestras sobre alimentação saudável, musicoterapia e higiene vocal.

O campus de Ponta Porã (CPPP) realizou palestras sobre saúde mental e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, assim como em Nova Andradina (CPNA) onde foram realizadas duas palestras de conscientização e aconselhamento sobre HIV, sífilis e hepatites virais.

Os eventos no campus de Três Lagoas (CPTL) foram adiados para o mês de maio, pois houveram conflitos com a agenda dos convidados da Secretaria Municipal de Saúde.

Já na Cidade Universitária, em Campo Grande, aconteceu o Corredor da Saúde, uma mesa-redonda sobre cuidados mentais, físicos e nutricionais, aulas de dança de salão e Fit Dance, uma Tarde da Saúde com atualização de vacinas e atendimentos de nutrição, enfermagem e fisioterapia, e palestra sobre as dinâmicas da vida acadêmica. O grupo de dança Bailah se apresentou e deu aulas em todos os campi.