UFMS terá roda de conversa e show de chamamé nos dias 26 e 27

No dia 26 de abril acontece a Roda de Conversa, com o tema “Fronteiras da América”, às 20h30, no laboratório de Práticas Musicais (sala 2 do curso de Música), com entrada gratuita e aberto ao público.

A Roda terá a participação de Marcelo Rojas e do Quarteto Yangos, com mediação do professor Evandro Higa, do curso de Música da UFMS.

Os músicos Marcelo Rojas e o Quarteto Yangos também se apresentarão gratuitamente no III Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer (III CBEL), no dia 27 de abril, a partir das 22 horas, no Teatro Glauce Rocha. Os ingressos podem ser retirados na secretaria da Coordenadoria de Cultura e Esporte (CCE/PROECE), a partir de quarta-feira (25).

O Quarteto Yangos, do Rio Grande do Sul, concorreu ao Grammy Latino no ano passado e já representou o país em Festivais Internacionais no Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai. YANGOS é um dos grupos referência da música instrumental sul-brasileira. Formado pelos músicos César Casara, Cristiano Klein, Rafael Scopel e Tomás Savaris, Yangos faz da união do piano, percussão, acordeon e violão um encontro potente, adicionando pitadas jazzísticas a milongas, chamamés e chacareras.

O harpista Marcelo Rojas, considerado um dos maiores instrumentistas do Paraguai já excursionou por vários países da Europa e Asia, divulgando a polca e guarania.

O Chamamé é um estilo musical tradicional da província de Corrientes, Argentina, apreciado também no Paraguai e em vários locais do Brasil, como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e em outros países. Em sua origem se integram raízes culturais dos povos indígenas guaranis, dos criollos argentinos e até de imigrantes europeus.

 

Fonte: Proece