Nesta quarta-feira, dia 28, aconteceu mais uma edição do Dia do Desafio. O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canada, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.
Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA The Association For International Sport for All – conta com o apoio da ISCA International Sport and Culture Association e da UNESCO e trata-se de uma realização das prefeituras municipais. É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.
Neste ano, foi realizada a 20ª edição do projeto, que desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016. Campo Grande participou pela terceira vez. No ano passado, a Capital venceu a cidade de Araucania, no Chile, mobilizando 26,52% da população. A meta deste ano é mobilizar mais pessoas ainda para vencer a competição contra a cidade de Manágua (Nicarágua).
Entre os parceiros do evento, está a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que por meio de uma parceria entre a Coordenadoria do Desporto, vinculada a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Preae), e o curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, realizou as atividades do Dia do Desafio.
Aproximadamente 30 acadêmicos do curso percorreram salas de aula, quadras e prédios administrativos da Cidade Universitária, em Campo Grande, incentivando estudantes, professores e técnicos para prática de 15 minutos de atividade física. Segundo os estudantes, o objetivo também é mostrar à comunidade acadêmica a importância do exercício para melhoria da qualidade de vida. De acordo com os organizadores, aproximadamente 450 pessoas participaram da ação na UFMS.
Capital pode ser bicampeã De acordo com informações preliminares divulgadas pelo Sesc de MS Campo Grande pode ter vencido pela segunda vez o Dia do Desafio. Neste ano, a Capital mobilizou 131.357 mil participantes. A concorrente, Manágua, localizada na Nicarágua, obteve apenas 0,16% de sua população em movimento, aproximadamente 35,2 mil pessoas. Os números totais ainda não foram computados, mas a expectativa é grande, já que os dados devem ser divulgados no site do Sesc São Paulo ainda nesta quinta-feira, dia 29.
