O ano letivo de 2015 começa nesta segunda-feira (23). Além dos alunos já matriculados nos anos anteriores, a Universidade também recebe os estudantes que ingressaram por meio da última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para tornar a chegada destes alunos à Instituição mais acolhedora, cada curso preparou sua própria recepção.
Os câmpus do interior da UFMS planejam a recepção dos calouros com apresentações, palestras, gincanas e outras atividades acadêmicas e culturais.
Em Aquidauana, haverá uma recepção geral na segunda-feira (23), às 19h, no Auditório Dóris Mendes Trindade Unidade 1, a ser aberta pelo diretor do Câmpus, professor Auri C. M. Frübel. A apresentação cultural será o show do cantor Rangel Castilho. Na terça-feira, os calouros terão a recepção em seus cursos respectivos.
Em Naviraí, será realizado, entre os dias 23 a 27 de fevereiro, o projeto de extensão “Recepção de Calouros na UFMS/CPNV: olhares da Cultura e da Educação”. Na progração, está prevista para segunda-feira abertura do evento, às 19h, com acolhimento dos calouros pelos acadêmicos veteranos, docentes e técnicos administrativos. Apresentação da direção do Câmpus; coordenações; secretarias; docentes, instalações físicas, como biblioteca e laboratórios. Na terça-feira, gincana.
No dia 25/2 acontece a aula inaugural, seguida de coffee break a ser realizada na Câmara Municipal de Naviraí com a participação de três professores convidados. Na quinta-feira, apresentação dos projetos de iniciação científica e extensão da Universidade/Câmpus de Naviraí, apresentação da CPAC (Comissão Permanente de Apoio e Assistência Acadêmica), da biblioteca, do PET e do PIBID.
Na sexta-feira, noite cultural com apresentação de teatro, apresentação de danças e fantasias. Entrega de cartas de boas vindas aos calouros, escritas pelos veteranos, exibição de fotos em data show da Semana de Recepção dos Calouros da UFMS/CPNV 2015 e desfile de fantasias e premiação dos grupos vencedores da gincana e das melhores fantasias. No sábado será feita a entrega dos donativos arrecadados.
Já em Ponta Porã, a recepção dos calouros começa dia 23/2 às 13h com credenciamento e segue com apresentação dos cursos, inscrição para carteirinha da biblioteca, visita aos laboratórios. Na terça-feira, a partir das 19h, haverá entrega de alimentos. Em seguida, os calouros ouvem as palavras do diretor, professor Amaury Antonio de Castro Junior, conhecem as bolsas ofertadas pela Universidade e participam de gincana.
No câmpus de Corumbá, a recepção acontece à partir das 19h, com a apresentação da Universidade e seus espaços, além de show cultural com a banda Química e os Poetas em Chamas e o lançamento de dois livros. Entre os dias 24 de fevereiro e 6 de março, acontece o “Trote Solidário”, que ocorrerá em duas etapas. Na primeira delas, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, de higiene pessoal e fraldas. Em seguida, as doações arrecadadas serão entregues pelos alunos que aderirem ao projeto a instituições locais. Essas instituições ainda serão definidas, dependendo da quantidade de produtos arrecadados.
