A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta quarta-feira, 20, os resultados da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
A UFMS tem 45 programas de Pós-Graduação e 57 cursos, sendo 42 cursos de mestrado e 15 cursos de doutorado. Este ano, 51 cursos foram avaliados. Dos 37 cursos de mestrado avaliados, seis deles subiram de conceito, e os demais mantiveram os conceitos anteriores, o que representa um aumento de 16%. Já os cursos de doutorado, dos 14 cursos avaliados, 4 subiram de conceito, com nota 5, totalizando um aumento de 29%. A média geral de nota dos cursos ficou em 3,77.
O Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (mestrado e doutorado) obteve nota 6, considerada uma nota excelente, de padrão internacional. Foi o único curso no Mato Grosso do Sul que obteve esse desempenho. Para o coordenador do Programa, professor Rafael Dettogni Guariento, obter essa nota é muito relevante para a pesquisa de Mato Grosso do Sul, uma vez que é a primeira vez que um curso alcança essa nota, no Estado. “Além de ser o único curso a obter essa nota, é importante salientar que o curso é formado, em sua maioria, por docentes da UFMS, não dependendo de outras instituições”, ressaltou.
A coordenadora geral de pós-graduação da UFMS, professora Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo disse que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) está muito satisfeita com o resultado alcançado. “Esse resultado é fruto do comprometimento das equipes dos cursos de pós-graduação (professores, técnicos-administrativos e alunos) e da parceria entre todos. O apoio da Administração Central também foi fundamental para fazer uma pós-graduação de excelência”, declarou.
De acordo com a professora, a PROPP trabalha com cinco eixos estratégicos: planejamento, organização, orientação, acompanhamento e apoio aos programas. Estamos trabalhando juntos para que no próximo quadriênio possamos atingir uma média de conceito nota 4.
A avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde 1976. Após o acompanhamento anual e a avaliação quadrienal conduzida por uma comissão formada por membros da comunidade acadêmica, cada curso do programa de pós-graduação recebe uma nota de 1 a 7, sendo que nota 3 é o desempenho mínimo exigido para os cursos de mestrado e nota 4, o desempenho mínimo exigido para os cursos de doutorado. A nota 5 significa que o curso possui um ótimo desempenho, e é a nota máxima que um programa apenas com a modalidade de mestrado pode receber. As notas 6 e 7 são atribuídas aos cursos com desempenho excelente e que se equipara às de alto padrão internacional.
Confira aqui as notas dos cursos.
