UFMS assina protocolo internacional com universidade canadense

Foi assinado na manhã de quarta-feira (31/5) um protocolo de intenções entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Universidade de Manitoba, no Canadá, e o Consórcio Canadense sobre Desempenho e Política das Américas. O protocolo formaliza uma proposta de um programa de intercâmbio cientifico para formação de pós-graduação no campo da Antropologia.

O documento assinado estabelece o convênio de bolsas de estudos de pós-graduação (mestrado e doutorado) para estudantes brasileiros, além de organizar cursos, seminários, visitas técnicas, publicações conjuntas, entre outras atividades.  O grande objetivo do intercâmbio é promover a mobilidade internacional de pesquisadores visando melhorar a formação e a produção científica.

No ato de assinatura estiveram presentes o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, o governador Reinaldo Azambuja, o Secretário de Estado, Eduardo Riedel, o Secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, o Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Junior Mochi, e os pesquisadores da Universidade de Manitoba, Peter Kulchyski, Kathleen Buddle e Kent D Fowler.

“O objetivo da UFMS com essa parceria é fortalecer ações em todas as áreas do conhecimento, não somente na área de Antropologia, tema do protocolo, mas também em outras áreas estratégicas para o ensino, a ciência, a tecnologia e a inovação”, afirmou no ato de assinatura o professor Marcelo Turine.

Para o pesquisador Peter Kulchyski, há semelhanças entre as regiões envolvidas na pesquisa. “Estou com o coração profundamente tocado com este ato. Há muitas similaridades entre Mato Grosso do Sul e a província de Manitoba. Será fundamental fortalecer a cooperação”, disse o pesquisador canadense Peter Kulchyski.

Por fim, o governador Reinaldo Azambuja ressaltou a importância de ações para fortalecer as comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul. “Quero falar especificamente da importância do trabalho junto às comunidades indígenas, para que possam ter organização, renda e difundir essa cultura milenar”, salientou.

Reunião Técnica

Após a celebração do Protocolo, os pesquisadores canadenses participaram de uma reunião na UFMS com diretora da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (AGINOVA/UFMS), Silvia Caleman. O objetivo do encontro foi apresentar a universidade e estreitar alguns contatos com a participação de professores da UFMS.