Professor ministra palestra sobre ensino de língua inglesa em contextos de educação pública

Na manhã de hoje, 26, o curso de Letras da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da UFMS realizou uma palestra sobre ensino de língua inglesa em contextos de escola pública, proferida pelo professor Guevara Vasco de Toledo, da Escola de Autoria Maria Bonifácio Nunes da Cunha.

A palestra foi realizada dentro das disciplinas de Prática e Estágio de Língua Inglesa, direcionada aos acadêmicos de Letras da Cidade Universitária. Guevara apresentou desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa em contextos de escola pública. “É possível levar um ensino de língua inglesa que promova o desenvolvimento de competências orais por meio de uma pedagogia que priorize o aluno, seus sonhos, seus relacionamentos”, afirmou.

O professor relatou que seu trabalho tem bases teóricas na pedagogia da presença e apresentou vídeos de momentos de produção de seus alunos em sala de aula. Ao apresentar seus alunos falando em inglês nos vídeos, o professor desmistificou o fato de que o ensino de língua inglesa na escola pública não funciona. “Ao escolher trabalhar com perspectivas da pedagogia da presença, o professor é levado a reconhecer pedidos de ajuda de seus alunos e atuar de uma maneira mais construtiva, criativa e solidária na vida do educando”, explicou.

Guevara enfatiza a necessidade de que os professores de língua inglesa da escola pública tenham domínio da língua, sejam comprometidos, reflexivos e criativos. Ele também falou a respeito da responsabilidade do professor em sala de aula a fim de preparar jovens para participar mais ativamente na sociedade. Por fim, o professor ressaltou a importância dos futuros professores serem autores de suas próprias histórias profissionais.