Discussão sobre violência contra mulher marca abertura do evento realizado na UFMS de Campo Grande
Até 7 de agosto, estão abertas as inscrições gratuitas, por meio do formulário, para ouvintes da segunda edição do Congresso Internacional Fendas na Democracia, que será realizado em Campo Grande. Com o tema “Violência e Conflitos Sociais”, o evento reunirá pesquisadores do Brasil, Argentina e Espanha para discutir os desafios das democracias contemporâneas, as tensões sociais e os processos históricos que atravessam a construção democrática.
Coordenado pela professora da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) Cristina Agostini, o congresso conta uma programação diversificada com palestras, minicursos, mesas de comunicações, oficinas e atividades culturais voltadas à integração entre universidade e sociedade. Ao longo da programação, também serão apresentados trabalhos submetidos por estudantes e pesquisadores universitários e da educação básica de Mato Grosso do Sul e outros estados brasileiros.
Programação
A programação será aberta no dia 10 de agosto com uma mesa de comunicações dedicada à discussão sobre violência contra a mulher na sociedade democrática, tema considerado prioritário pela organização do evento. “O objetivo é promover uma reflexão crítica sobre como determinadas formas de violência permanecem presentes mesmo em sociedades democráticas e como esses conflitos impactam diretamente a vida social”, explica Cristina Agostini.
O debate contará com a presença da assistente social e analista do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público de MS, Elaine Cristina França Tavares. Além dela, participam as professoras da UFMS Daniela Batista Rocha, Maria Eduarda Rocha Cerqueira e Thaís Umar e da UCDB Laysa Carvalho Paim e Iasmin Vitória da Silva Filartigas.
Durante o Congresso, também serão promovidas oficinas em escolas públicas de Campo Grande voltadas exclusivamente aos estudantes das instituições participantes. As atividades contarão com apoio da Secretaria de Estado de Educação e serão realizadas nas escolas estaduais São José e Marçal de Souza Tupã-Y, além da Escola Municipal Osvaldo Cruz, unidade da Educação de Jovens e Adultos.
Os estudantes dos cursos de Filosofia e História da UFMS realizarão um sarau para estimular manifestações artísticas e culturais como formas de expressão, convivência e fortalecimento do diálogo democrático.
A programação completa pode ser conferida na página do evento. O evento conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, por meio do Programa de Apoio a Eventos no País para a Educação Básica.
Texto: Vanessa Amin
