Semana de Desenvolvimento Profissional aborda trabalho interdisciplinar na resolução de desafios

De 4 a 8 de maio, a Semana de Desenvolvimento Profissional 2026 promoverá mais de 170 atividades presenciais, híbridas ou online gratuitas, com realizações em todas as unidades. Com o tema Ecossistema de inovação: o trabalho interdisciplinar na resolução de desafios, o objetivo é aproximar estudantes e egressos do mercado de trabalho e incentivar a integração com empresas e instituições. 

“Chegar à décima edição da Sedep não é apenas um marco numérico, é a prova de que o evento se tornou um pilar institucional. Para o estudante, é o momento de extrapolar os muros da Universidade e entender a dinâmica real de algumas empresas. Para o egresso, funciona como uma possibilidade de networking qualificado. Nossa missão no evento é reduzir o intervalo entre a teoria acadêmica e a prática corporativa, garantindo que nossos estudantes não apenas encontrem emprego, mas liderem transformações no mercado”, informa o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Edilson Zafalon.

Entre as atividades programadas estão palestras, minicursos, oficinas e visitas técnicas. A conferência de abertura será na segunda-feira, 4, a partir das 8h, no auditório 1 do Complexo Multiuso 1 com transmissão ao vivo pela TV UFMS. 

Durante o evento, as atividades irão abordar temas variados em todas as cidades, como inovações no agronegócio, aplicações da inteligência artificial em diversas áreas, envelhecimento ativo e papel das pessoas 60+ no mercado de trabalho, palestras sobre empreendedorismo, inovação, liderança, saúde mental no trabalho e educação financeira e palestras específicas sobre profissões como fotógrafo, possibilidades de atuação profissional nas áreas de Arquitetura, Física, Matemática, Música e História, empreendedorismo em Ciências Humanas, docência na área de Línguas, carreira em Relações Internacionais e muito mais. 

Haverá oficinas de quadrinhos e de orçamento para projetos culturais, de escrita criativa e acadêmica; minicursos de competências emocionais e resoluções de conflitos, minicurso para desenvolvimento de jogos e para a pesquisa em periódicos; aulas sobre acessibilidade na construção civil e em outros contextos e visitas técnicas a uma agência de marketing e a uma empresa de nutrição e saúde animal.

“Se eu pudesse destacar um ponto importante nesta edição, seria o nosso foco em habilidades comportamentais. Meu conselho para quem vai participar é: não foquem apenas no conteúdo técnico das palestras, mas na conexão. Estejam prontos para o diálogo, pois as melhores oportunidades costumam surgir nas conversas e nas trocas de experiências”, ressalta o pró-reitor da Proaes.

A programação completa e mais informações podem ser acessadas na página do evento

Texto: Ariane Comineti