Painel aborda empreendedorismo e inovação feminina no Delas Day

A UFMS marca presença no painel Mulheres Empreendedoras e Inovadoras e reforça o protagonismo feminino na ciência e na inovação durante o Delas Day. O painel integra a programação do maior evento dedicado a mulheres em Mato Grosso do Sul e está marcado para o dia 25 de fevereiro, às 14h30 no Bosque Expo, em Campo Grande, com inscrições gratuitas.

A diretora e coordenadora de Gestão de Projeto da Agrotec – Bioeconomia no Agronegócio, a unidade da UFMS da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Carolini Gonçalves, é a mediadora do painel e acredita que a participação da Universidade no evento reforça o compromisso institucional com a inovação e com a liderança feminina em áreas estratégicas. “Pela Agrotec, conectamos empresas e pesquisadores para desenvolver soluções com recursos não reembolsáveis, gerando negócios e competitividade. A Pantanal Inovação e Modelagem Empreendedora também fortalece esse ecossistema ao apoiar startups”, afirma.

Ela destaca ainda os desafios enfrentados pelas mulheres no cenário do empreendedorismo. “Ser mulher e empreender é ainda mais desafiador. As mulheres acumulam múltiplas responsabilidades e enfrentam uma sobrecarga que torna esse caminho mais complexo. No entanto, essa capacidade de olhar diferente para os problemas faz com que consigam enxergar oportunidades de inovação e crescimento”, pontua.

O principal objetivo do debate é apresentar experiências práticas, trajetórias profissionais e ações de apoio ao desenvolvimento de negócios sustentáveis, além de fortalecer redes de colaboração e divulgar oportunidades de fomento. A participação da UFMS no painel reforça a atuação da Universidade em agendas estratégicas voltadas ao desenvolvimento regional, à transferência de tecnologia e ao incentivo ao empreendedorismo feminino. Ao integrar o Delas Day, a UFMS contribui para a construção de um ecossistema mais inclusivo, colaborativo e inovador.

O painel também reúne representantes de outras instituições, como a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e vice-presidente de Extensão da ODS nº 10 de Impacto Acadêmico das Nações Unidas, Érika Ferro; a pesquisadora em Inteligência Artificial e Ciência de Dados da Faculdade Insted, Edilene Aparecida de Campos; a professora e empreendedora na área de biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco, Aline de Castro; a gerente de Inovação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, Célia Gamarra; e a pesquisadora do Instituto Senai de Inovação em Biomassa, representando a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, Jessica Gallardo.

Sobre o Delas Day

O Delas Day é o maior evento de Mato Grosso do Sul voltado às mulheres e reúne instituições que fomentam o protagonismo feminino. A iniciativa é realizada pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc e Senac), Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Banco do Brasil, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Apex Brasil, Federação das Mulheres no Desenvolvimento Internacional (Femedi) e Prefeitura de Campo Grande.

A programação inclui palestras, painéis e espaços de conexão, pensados para inspirar, provocar reflexões e impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. O evento visa reunir lideranças, empresárias, aspirantes a empreendedoras, estudantes, investidores e apoiadores do protagonismo feminino. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na página delasday.com.br.

Texto: Karolyne Peralta, com informações do Sebrae-MS