Como forma de reconhecer as mulheres cientistas de outras gerações e de incentivar o ingresso de mais meninas e mulheres na ciência, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizou o 2º Prêmio Mulheres e Ciência. A professora do Instituto de Biociências (Inbio) Letícia Couto, foi a vencedora na categoria Estímulo. A cerimônia de premiação será realizada na sede do CNPq, em Brasília, no dia 5 de março.
Nesta edição, o Prêmio recebeu 684 inscrições e contemplou quatro categorias voltadas ao fomento de mulheres na ciência: Incentivo, Estímulo, Trajetória e Mérito Institucional. A professora Letícia Couto é fundadora e coordenadora do Laboratório de Ecologia do Inbio, que integra o Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal. O projeto atua nas áreas de restauração, intervenção e conservação dos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.
“Fiquei surpresa e muito feliz, pois é muito importante receber um prêmio nacional concorrendo com mulheres do país todo de várias áreas, ainda mais que é um reconhecimento do CNPq. Sinto que é muito gratificante ter essa oportunidade de representar tantas mulheres que são nossas parceiras de pesquisas e receber um prêmio desses, para mim, que sou professora, também pode servir para incentivar a futura geração de mulheres na ciência que estamos formando”, ressalta a professora.
A categoria Estímulo é destinada a pesquisadoras que concluíram o doutorado a partir de 2010. Foram premiadas as pesquisadoras melhor classificadas em cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, na qual a professora Letícia Couto foi reconhecida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
A premiação também contempla as categorias: Incentivo, destinada a jovens de 15 a 29 anos participantes do Programa Asas para o Futuro, do Ministério das Mulheres; Trajetória, voltada a pesquisadoras que concluíram o doutorado até 2009; e Mérito Institucional, destinada a instituições de educação superior ou institutos de pesquisa com planos de ação estratégicos voltados à promoção de políticas de igualdade de gênero. Serão premiadas as três instituições melhor classificadas.
O Prêmio Mulheres e Ciência é uma iniciativa do CNPq, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério das Mulheres, o British Council no Brasil e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. O principal objetivo é promover a diversidade, a pluralidade e a participação de mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação; fortalecer a equidade de gênero, étnica e racial; e reconhecer, por meio da premiação, o valor das pesquisas e das demais atividades de aplicação de conhecimentos e tecnologias desenvolvidas por mulheres.
A relação completa de pesquisadoras contempladas você confere aqui.
Texto: Carlos Yukio
Fotos: Alicce Rodrigues e Andressa Fraga Cotta

