Os centros acadêmicos (CA) de todos os câmpus da UFMS têm até 31 de janeiro de 2027 para realizar o cadastro ou a atualização de cadastro no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). O registro gera benefícios e promove a regularização das entidades estudantis junto à Universidade.
Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Edilson Zafalon, o processo é mais que uma formalidade. “O cadastro dos centros acadêmicos na UFMS é um passo administrativo importante. Esse registro estabelece a segurança necessária para que o CA acesse recursos, reserve espaços físicos e articule demandas junto aos Colegiados e Direções das Unidades. Um CA devidamente cadastrado funciona como o canal oficial de diálogo entre a Universidade e o corpo discente e fortalece a democracia universitária”, explica.
Para realizar o cadastramento, é necessário preencher o formulário de inscrição diretamente no Sigproj e anexar o atestado de reconhecimento da entidade, emitido pelo Diretório Central de Estudantes da UFMS. Os CAs que já se cadastraram e ainda estão com o mandato ainda em vigência, não precisam fazer o processo novamente.
Entre os benefícios, estão o uso e a reserva de espaços físicos; a indicação de representantes em comissões, colegiados e grupos de trabalho; a transparência institucional e a participação oficial em eventos institucionais, assim como a divulgação de atividades promovidas.
O edital está disponível no link. Outras dúvidas e esclarecimentos poderão ser obtidos na Proaes.
Texto: Rúbia Pedra
